quinta-feira, 21 de abril de 2011

História Ferrovia Curitiba/Paranaguá

Ferrovia Curitiba/Paranaguá
A construção da ferrovia começou oficialmente em fevereiro de 1880. Considerada impraticável por inúmeros engenheiros europeus à época, a obra teve início em três frentes simultâneas: entre Paranaguá e Morretes (42 km), entre Morretes e Roça Nova (38 km) e entre Roça Nova e Curitiba (30 km).Construção da Ferrovia
O objetivo era estreitar a relação entre as cidades do litoral paranaense e a capital do estado, com vistas ao desenvolvimento social do litoral. Além disso, era imprescindível ligar o Porto de Paranaguá aos estados do Sul do Brasil, para que fosse dada vazão à produção de grãos dos estados e, dessa forma, garantir apoio ao desenvolvimento econômico da região.
Para a obra, foram recrutados mais de 9.000 homens, que ganhavam entre dois e três mil réis por jornada. A maioria deles vivia em Curitiba ou no litoral, e era composta de imigrantes que trabalhavam na lavoura. Mais da metade desses homens faleceu durante a construção da ferrovia, frente às condições precárias de segurança.
O esforço e ousadia de trabalhadores braçais, engenheiros e outros profissionais resultou numa das mais ousadas obras da engenharia mundial. Depois de cinco anos, a ferrovia foi inaugurada em 02 de fevereiro de 1885. Participaram da primeira viagem engenheiros, autoridades federais e locais, jornalistas e outros convidados. A viagem entre Paranaguá e Curitiba durou nove horas: ao chegar à Capital, mais de 5.000 pessoas aguardavam o trem.
Em seus cento e dez quilômetros de extensão, a ferrovia guarda centenas de obras de arte da engenharia: são 14 túneis, 30 pontes e inúmeros viadutos de grande vão. Destacam-se a Ponte São João, com 55 metros de altura, e o Viaduto Carvalho, ligado ao Túnel do Rochedo, assentado sobre cinco pilares de alvenaria na encosta da rocha - a passagem por esse trecho provoca a sensação de uma viagem pelo ar, como se o trem estivesse flutuando. Foi a primeira obra com essas características a ser construída no mundo.

Em meio a mata virgem a abertura do leito da estrada.

Tuneis escavados no coração da rocha montanhosa.

As perigosas quedas d'água do alto da serra, são respeitadas em seu curso natural.

Pontes do mais puro aço importadas da Inglaterra, são cuidadosamente
montadas nos profundos grotões da montanha.

Os rios também são transpostos com obras da mais requintada engenharia da época.

Prováveis visitantes ilustres às obras aproveitam para caçar.
Seriam D. Pedro II e seu genro o Conde D'Eu.

E as primeiras locomotivas a vapor começam a correr pelos trilhos da ferrovia.

Trens de passageiros e de carga levam e trazem o progresso à região do Paraná.


A natureza foi preservada cuidadosamente em todo o percurso.



3 comentários:

  1. Mtuito bom o resgate histórico que voce fez,meus parabens!Vamos continuar lutando,levando a voz em prol de mais ferrovias para o nosso pais.A Ferrosul é uma questao emergencial.Abs

    ResponderExcluir
  2. Perfeito. Parabéns!!
    Vamos fazer o Thomas...
    Abs

    ResponderExcluir