Nos trilhos da antiga ferrovia (EFSC)
A construção da Estrada de Ferro de Santa Catarina (EFSC) iniciou no começo do século passado, chegando a Gaspar em 1954. O marco histórico – e frustrado – deixou vestígios que podem ser observados ainda hoje nos locais por onde passou. Em Gaspar, a estação do bairro Figueira é um dos mais visíveis sinais da passagem da velha ferrovia, que tinha o audacioso plano de cruzar o estado e chegar à Argentina e Uruguai. A obra foi bancada pelo capital alemão.
O primeiro trecho da ferrovia foi construído em meados de 1907 e ligava Blumenau a Ascurra. A intenção era que a estrada se unisse com a da linha Itararé-Uruguai, que estava em construção próximo à localidade de Limeira, onde hoje fica a cidade de Herval do Oeste. No mesmo ano, as primeiras locomotivas chegaram a Blumenau.
No final de 1933 foram inaugurados seis quilômetros de estrada de ferro até a estação de Rio do Sul e, após 20 anos de estudos, os trilhos da Estrada de Ferro de SC chegaram ao litoral. A inauguração do primeiro trecho, que cruzava a cidade de Gaspar, ocorreu no dia 18 de dezembro de 1954. Quatro anos depois da inauguração, no outro extremo da linha, a ferrovia estendeu-se até Trombudo central. Em 1964 chegou ao município de Agrolândia.
O fim da década de 1960 anunciou a influência da tecnologia norte-americana na cultura brasileira, que trazia o crescimento de diversas formas. Uma das mais visíveis foi a opção pela construção de rodovias e o crescimento da frota de carros e caminhões que chegavam ao País. Na época, o transporte rodoviário era mais prático e barato, graças ao baixo preço do petróleo. O transporte ferroviário passou a ser considerado obsoleto. Em 1971, o trem fez a sua última viagem entre Gaspar e Blumenau.
Por: Leandro Rodrigo de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário