terça-feira, 19 de abril de 2011

Homenagem ao Dia do Exército Brasileiro e aos Batalhões Ferroviários de Lages/SC e Araguari/MG.



11° Batalhão de Engenharia de Construção - BATALHÃO MAUÁ

O 2º Batalhão Ferroviário foi criado no ano de 1938, pelo Presidente da República atravéz do decreto-lei nº 268, de 11 de fevereiro, com a missão de ligar o sul do país aos grandes centros. Inicialmente, foi criado um núcleo constituído por órgãos de comando e uma companhia extranumerária, com a finalidade de construir os trechos ferroviários Pelotas-Santa Maria e Rio Negro-Caxias, missão essa, que no decorrer dos anos sofreu várias alterações, resultando na construção do trecho Mafra-Lages no Estado de Santa Catarina, fazendo parte do Tronco Principal Sul, com extensão de 294 Km.........Passados cinco meses de sua organização, no dia 29 de Julho de 1938, foi finalmente instalado na cidade de Rio Negro-PR, o referido Batalhão. Nascia alí, num antigo casarão, localizado à Rua Barão do Rio Branco, S/Nº, a Organização Militar que ostentaria com orgulho, a denominação histórica de Batalhão Mauá, em homenagem a Irineu Evangelista de Souza - Visconde de Mauá, seu ilustre Patrono.........No ano de 1965, o então 2º Batalhao Ferroviário transferiu-se para a cidade de Araguari-MG, com o intuito de construir o trecho ferroviário Uberlândia-Araguari-Pires do Rio e a construção de trabalhos complementares da infra-estrutura e da superestrutura no trecho ferroviário Pires do Rio-Brasília. ........Hoje após quarenta anos instalado em Araguari-MG, o Batalhão Mauá vem realizando diversos trabalhos em prol do desenvolvimento regional e nacional, adestrando seus quadros e tropa e formando profissionais qualificados para o exercício da cidadania. O Batalhão Mauá continua a escrever sua história de grandes feitos, comprometido com os mais altos ideais da Engenharia Militar do Brasil.

Uma das principais obras dos Batalhões Ferroviários de Lages/SC e Araguari/MG foi a construção de 248Km de ferrovia entre Guarapuava e Cascavel no Estado do Paraná. FERROESTE
Viaduto entre Laranjeiras do Sul e Nova Laranjeiras - Paraná - km 128+144 da FERROESTE - extensão do viaduto 388,50 metros.
Foto: Clodoaldo









2 comentários:

  1. Como é bom ver e poder dizer o quanto foi importante em nossas cidades o 2° Batalhão Ferroviário o batalhão Mauá. Tive o privilégio de fazer parte da família Mauá nos de 61 e 62 e me orgulho muito disso.

    ResponderExcluir
  2. Eu nasci numa das companhias desse batalhao, pois meu saudoso pai fazia parte do quadro de funcionarios como enfermeiro desse batalhão do qual sinto muita saudade.

    ResponderExcluir