quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ferroeste: história construída pelo povo paranaense


A Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. – Ferroeste, criada em 15 de março de 1988, é uma empresa de economia mista, vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes do Paraná, concessionada pelo Decreto Presidencial nº 96.913/88 para a construção e operação de uma ferrovia com extensa área de influência no Paraná e Mato Grosso do Sul, além de outros ramais necessários a sua viabilidade, incluindo Santa Catarina e também o Rio Grande do Sul. A área de influência da Ferroeste alcança o Paraguai e Norte da Argentina.

A foto histórica, mostra trecho da Ferroeste construída pelo Requião em seu primeiro mandato. Foto: http://g23deoutubro.blogspot.com.br

Concebida inicialmente como a “Ferrovia da Soja” e a “Ferrovia da Produção”, a ferrovia foi projetada principalmente para transporte de grãos e insumos para a agricultura e com o objetivo de atender os produtores do Oeste do Paraná, permitindo o escoamento da safra a fretes de menor valor.
A construção da estrada de ferro foi iniciada em 15 de março de 1991, sendo que o primeiro trecho, ligando Guarapuava a Cascavel, foi implantado durante o primeiro mandato do governador Roberto Requião, entre os anos de 1991 e 1994. A realização da obra foi assumida integralmente pelo Governo do Paraná, em parceria heróica com o Exército Brasileiro, através dos batalhões ferroviários de Lages (SC) e de Araguari (MG). O custo da obra na época foi de US$ 363 milhões, pagos totalmente com recursos do tesouro estadual. O lema do governo era “Paraná – um estado de amor pelo Brasil”.

Foto Jornal Hoje de Cascavel - PR.

LEILÃO
Entre 1996 e 1998, seguindo a tendência nacional de privatização, e para desobrigar o Estado da necessidade de investimentos na aquisição de locomotivas e vagões, a operação da ferrovia foi transferida, por subconcessão e pelo prazo de 30 anos, para a iniciativa privada, durante o governo Jaime Lerner, através de leilão realizado em 10 de dezembro de 1996. A Ferroeste não deixou de existir como ente jurídico.
O consórcio privado vencedor do leilão constituiu a empresa Ferrovia Paraná S/A – Ferropar, cujas atividades foram iniciadas em 1o de março de 1997, após a assinatura, em 28 de fevereiro de 1997, de um contrato de subconcessão.
A Ferropar não fez os investimentos previstos, não cumpriu as metas estipuladas para o transporte de cargas nem pagou as parcelas estipuladas no contrato, deixando, desta forma de honrar o contrato de concessão com o Estado.

Foto Daniel Trevisan Ferropar 2002.

RETOMADA
Ao reassumir a administração do Estado em 2003, o governador Roberto Requião nomeou o advogado Samuel Gomes (atual presidente da empresa) diretor administrativo e jurídico e financeiro da Ferroeste para se empenhar na retomada do controle da ferrovia para o Estado – a exemplo do que ocorreu com a Sanepar e a Copel.
Nos anos seguintes, com a coordenação de Samuel Gomes, várias ações foram impetradas em juízo contra a Ferropar. A falência da subconcessionária, devido à precária administração, foi decretada em 18 de dezembro de 2006 e a ferrovia finalmente foi retomada, passando novamente a ser controlada pelo Governo do Paraná. O pedido de falência da Ferropar foi acatado pelo juiz Rosaldo Elias Pacagnan, titular da 3ª Vara Cível de Cascavel.

Foto Maquinista Clodoaldo Viaduto Nova Laranjeira - PR.

Por ocasião da retomada, o governador Roberto Requião lembrou: “Durante esse período de governo, conseguimos retomar a Sanepar, garantir a Copel como empresa pública e agora retomamos por completo a Ferroeste”, salientando: “a Ferroeste passa a ser reintegrada totalmente pelo governo ao patrimônio do Estado do Paraná”.

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