segunda-feira, 18 de abril de 2011

História Ferrovia e Futebol.



História

Home » História

Operário Ferroviário Esporte Clube

O Operário Ferroviário Esporte Clube é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Ponta Grossa, no Estado do Paraná. É um dos clubes de futebol mais antigos do estado, fundado em 1.º de maio de 1912. No local onde hoje se encontra o Estádio Germano Krüger (capacidade: 8.620 espectadores), na Vila Oficinas, foi jogada a primeira partida de futebol do Paraná, em 1910, entre uma agremiação dos trabalhadores da Rede Ferroviária e o time do Coritiba Futebol Clube. Por conta disso, Operário, juntamente com o Coritiba, é considerado o pioneiro do futebol no Paraná.

Origem do Clube

O Operário nasceu da fusão do time da Rede Viação Paraná-Santa Catarina e alguns jogadores do Riachuelo Sport Clube. Existe a versão de que o clube surgiu do Tiro de Guerra. Historicamente ficou definida a data de fundação do clube clomo 1º de maio de 1912, mas não existe nenhum registro oficial. No dia 07 de abril de 1913, o jornal Diário dos Campos trouxe a seguinte matéria em sua primeira página: "Temos a honra de levar ao vosso conhecimento que hoje, em Vila Oficinas, com grande número de pessoas propensas a fundação de uma sociedade esportiva de foot ball, em sessão ordinária foi eleita a primeira diretoria desta associação denominada de Foot Ball Clube Operário Pontagrossense, que deverá reger os destinos do mesmo durante o primeiro ano de sua fundação."

Fundadores

Os registros apontam para os seguintes nomes dos fundadores do novo clube: Raul Lara, João Simonetti, Joaquim Eleutério, Victorio Maggi, Oscar Marques, Henrique Piva, Michel Farhat, João Holzzmann Júnior, Ewaldo Meister e Alexandre Bach

Primeiro time

Em 1913 foi formado o primeiro time da história do Operário para as disputas de jogos amistosos e das primeiras competições locais e estaduais. A escalação da equipe, neste ano, foi a seguinte: José Moro, Pedro Azevedo, Alexandre Bach, Henrique Piva, João Simonetti, Souza, Ewaldo Meister, Adolfo Piva, Holger Mortensen e Ernesto.

Fusão em 1933

O nome Operário Ferroviário Esporte Clube, como é conhecido hoje em dia, surgiu da fusão entre o Operário Sport Club e o Club Atlético Ferroviário, que era o grêmio dos funcionários da Rede Ferroviária. Na reunião realizada em 15 de maio de 1933 presidida por Luiz Guimarães, ficou decidido as cores preta e branca e o nome atual. Participaram da reunião 48 associados. A influência dos ferroviários foi decisiva para a formação das equipes de futebol que representaram o clube e também para o crescimento do patrimônio, uma vez que o local onde hoje está erguido o Estádio Germano Kruger pertenceu à Rede Ferroviária, bem como os terrenos da sede social.

Grandes Campanhas

Entre altos e baixos em suas campanhas dentro do futebol profissional, o Operário Ferroviário, desde os anos 50 e 60 é conhecido como "Fantasma da Vila", por assombrar os grandes clubes da Capital. Em 1979, aproveitando o inchaço de clubes no Campeonato Brasileiro promovido pela antiga CBD, o clube participou pela primeira vez de uma competição nacional. Em 1981, o Operário participou do quadrangular final do Campeonato Paranaense, com grande campanha. Em 1989, voltou a disputar o Campeonato Brasileiro, na segunda divisão, e em 1990 ficou em 3º lugar, faltando pouco para chegar à Primeira Divisão. Entre 1990 e 1992 o clube ficou entre os três primeiros colocados no Campeonato Paranaense, assustando novamente os grandes da Capital.

Torcida

A torcida do Operário Ferroviário Esporte Clube sempre se fez presente nos seus jogos assim como a suas Torcidas Organizadas.

Torcida Trem Fantasma

A Torcida Trem Fantasma é uma tradicional torcida do Operário Ferroviário Esporte Clube, que esteve presente nos jogos nas décadas de 70 e 80 e foi refundada no dia 21 de fevereiro de 2009, como fusão das Torcidas Revolução Operariana, Garra Operariana, Jovem Independente, mais a participação dos Cornetas da Vila e torcedores independentes.É atualmente a maior torcida do interior do Paraná.Fica atras do gol a direita das cabines de rádio e tv.

Torcida Fúria Jovem

A torcida Fúria Jovem é uma torcida mais nova, formada na maioria por torcedores jovens do Operário, que vibram muito com cada lance do time, e apoiam onde o time for.Torcida localizada na parte central do estádio Germano Kruger.

Torcida Fúria Feminina

A torcida fúria feminina é a torcida organizada feminina do operário, com muitas mulheres bonitas na torcida que se vestem com as cores do fantasma, fazendo assim o jogo ficar mais bonito de torcer, com esse toque feminino

Estaduais

  • Campeonato Paranaense - Série Prata: 1969.
  • Torneio Início: 2 vezes (1927[1] e 1956).

Outras Conquistas

  • Liga Esportiva Paranaense: 1916.
  • Troféu Abraham Glasser: 2 vezes (1918 e 1919).
  • Taça Ponta Grossa: 1949.
  • Torneio Quadrangular Profissional do Interior: 1956.
  • Campeonato da Zona Sul: 1961.
  • Torneio Quadrangular Barros Júnior: 1964.
  • Taça Sul: 1975.
  • Torneio da Morte: 1977.
  • Torneio da Amizade: 1980.

Campanhas em Destaque

  • Vice-Campeonato Paranaense: 14 vezes (1923, 1924, 1925, 1926,1929, 1930, 1932, 1934, 1936, 1937, 1938, 1940, 1958, 1961).
  • Vice-Campeonato Paranaense Série Prata: 3 vezes (1966,1985, 2009).
  • 5º colocado no Campeonato Paranaense 2010 (Garantindo a vaga para a disputa da Série D do Brasileirão 2010).
  • 7º colocado na Série D no Brasileirão 2010

Uniforme

O Uniforme número 1: Camisa com listras verticais alvi negras, calções pretos e meias brancas. O Uniforme número 2: Camisa branca, calções e meias brancas. O Uniforme número 3: Camisa preta, calções e meias pretas.


http://operarioferroviario.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário