sexta-feira, 6 de maio de 2011

LÁ VEM O MAQUINISTA MIQUIMBA COM SEU TREM ?

OH QUE SAUDADE DO VELHO TREM - DA MARIA FUMAÇA


TEMPOS  DOS  VELHOS  TRENS  APELIDADOS  PELA  POPULAÇÃO   E  CHAMADOS
 CARINHOSAMENTE  DE:
DONA  MARIA  FUMAÇA...

Relembro-me com saudades deste tempo de criança, tempo da inocência,tempo que o tempo não esquece jamais, assim nos canta o poeta. Oh como eu gostava! Ao ver o trem passar, nas estações, nas curvas das encostas dos morros, o barulho dos seus vagões,em especial, como eu adorava ver as pessoas felizes olhando para nós e nos abanando com as mãos e nos dando os adeus, os até logo, os Tchaausss... Oh como era sentimental e romântico!ver a nossa namoradinha nos esperando na estação... nos tempos de roça! Nos anos de 1900 a 1970 ou mais além.
Em nossa região foi a era dos trens a vapor, e os depois vieram as maquinas de trem a Diesel. Nesta época, o trem de carga era chamado de"trem-misto" isto é, o trem levava em seus vagões uma mistura de carga e claro, tinha os passageiros de segunda ou terceira classe, assim era chamado neste tempo. Nesta época, os trens funcionavam a vapor isto é, a maquina do trem era uma enorme caldeira, que puxava os vagões. Maquinista era uma profissão de destaque e respeito. Ouvia-se falar que, um funcionário maquinista antigo de carreira, da extinta (Rede Ferroviária Federal) ganhava um salário mensal em torno de (20 sm).
Maquinista era homem que fazia de tudo para que não faltasse fogo em sua caldeira, para que o trem não parasse a beira do caminho, atrasando a viagem que já era lenta e cheia de conversa e contos em seu interior, tudo era motivo de festa. Nesta época não se tinha pressa. A maquina do trem a vapor, fora apelidada carinhosamente pela população de, dona "Maria Fumaça". Nesta época surgiu o famoso "maquinista Miquimba", era um  mulato apelidado de "comedor", ele era um homem que fazia a rota que vinha desde o porto de São Francisco do Sul e ia até o Alto da Serra de Mafra Rio Negro SC.
O Miquimba fazia muito sucesso entre a amulherada "mal amada". Diziam os seus amigos e adversários que,quando ele vinha com a sua maquina de trem fazendo, fuk, fuk ou ték... ték..e apitando feliz nas curvas, acrescentado ao barulho dos seus vagões, com os espirros fortes da dona Maria fumaça, com a fumarada que fazia-se em sua volta, a mulherada ao longe, gritava assim:
Vem miquimba .... Vem miquimba... vem miquimba... vem nos amar...? vamos deitar e rolar ! Miquimba como era malandro e apaixonado, trazia em sua sacola cheia de presentes ao seu mulherio.



LÁ   VEM   O  MAQUINISTA   MIQUIMBA   COM  SEU  TREM  ?

Dizem: que ele distribuía ao seu fã clube de mulheres, o que mais elas queriam e gostavam, e talvez, não recebiam em casa de seus maridos. Distribuía: sorrisos... distribuía... abraços, beijos e carinhos, e claro, em sua sacola ele levava os presentes que talvez, mais encantavam a mulherada da época. Eram presentes de perfumes, balinhas, calcinhas e claro , florzinhas, assim as mulheres não resistiam aos seus encantos de "apaixonites" e desmaiavam em seus braços.


Assim caminha a nossa sociedade, assim caminha a nossa humanidade, cheia de carência, cheia de promessas de amores que não se realizaram, cheia alegrias nos casamentos formais que levam aos desencantos, frustrações e separações de casamentos que são mal feitos. Assim nos adverte Cristo Jesus dizendo: Oh geração má e adúltera que está doente e pede um sinal de fé. Não consegue viver em paz em seu lar, em seu casamento, por causa da dureza de seus corações... e seus pecados sexuais. Disse-nos o Mestre dos mestres Cristo Jesus, o nosso Salvador.


Perguntamos: Será que poderemos um dia ter de volta os nossos trens antigos, trem a moda dos velhos tempos de roça...?
Poderemos uma dia ver circular de volta, nem que seja apenas para dar aquele passeio, passeio este, que se vinha desde o Porto de São Francisco do Sul e poder ir e viajar sem pressa até o Alto da Serra, Mafra, Rio Negro, divisa PR- SC. etc.
Fico aqui pensando, é certo o dizer daquele poeta que nos canta em sua música da saudade:

Oh que saudade que me dá...!
Oh que saudade que eu tenho...!
da velha cuíca, do pandeiro e do tamborim...!
Oh que saudade que me dá dos velhos tempos!!!
 De emoção, sinto até vontade de chorar!


Eu lhes peço ,meus amigos e autoridades de Santa Catarina e empresário da Malha Ferroviária.
Empresários que irão comandar os trilhos de trens do futuro e do passado.
Tragam de volta o nosso velho e saudoso Trem!
Tragam de volta, a nossa querida e saudosa dona 
"Maria Fumaça" para as viagens de turismo e passeio!

Por: Alfonso Czaplinski





2 comentários:

  1. Obrigada pela visita e pelo comentário.Viu como minha mãe está linda e lucida com 90 anos? Espere chegar nessa idade com essa disposição,foi a mais animada da festa.Ficou escondidinha sob a mesa de doces e estorou balões ,pode?kkkk Somos felizes,domingo a festa será maior pq ela tem 6 filhas que são mães.
    Obrigada,visite-me sempre.
    Amei seu blog,textos excelentes e criativos.
    Abraços.
    Se tiver mãe e esposa ,q é mãe dos seus filhos dê a elas muitos beijos,abraços e carinhos.

    ResponderExcluir
  2. Saudade é que nao falta das nossas Marias Fumaça.tem até uma musica do Kleiton E Kledir como tema.Muito gostoso o texto,nos faz refletir sobre varios aspectos.

    ResponderExcluir