segunda-feira, 2 de maio de 2011

"Causos" Ferroviários e anedotas do setor ferroviário.

Um ligeiro engano de interpretação 

Aquele coronel era um homem dinâmico, de ações rápidas, decisivas. Como dirigente da estrada queria que as providências fossem imediatas e corretas.
Tendo a locomotiva parado na linha, soube que isto ocorrera devido a problemas com o “homem morto” (1). Sua ordem partiu imediatamente: “Chamar rabecão, remover o cadáver e prosseguir com a unidade.”

(1) “Homem morto” é um dispositivo de segurança instalado na locomotiva que atua no caso de o maquinista dormir ou ser acometido de mal súbito.

Mudança de sexo 

Foi nomeada Comissão para apurar o descarrilamento provocado pelo atropelamento de uma vaca. Depois de profundos estudos, a Comissão encerrou seu trabalho com este sábio parecer: “Apurou a Comissão que o atropelado não foi uma vaca e sim um boi, mas é sabido que todo boi depois de morto vira vaca”.


Diálogo 

Diálogo ouvido entre o pessoal que ficava de prontidão (à disposição para formar trem extra, ou alguém que faltasse à escala), em Campos – RJ:
- Você sabe quem vai hoje pro Rio de Janeiro?
- Sei.
- Quem é?
- O trem...
- Deixa de besteira! Eu estou perguntando é se você sabe de alguém que vai no trem de hoje pro Rio.
-Sei.
- Quem é?
- O maquinista do trem...



Último vagão 

Pesquisa ferroviária em Minas, na antiga Rede Mineira de Viação, apurou que o vagão mais atingido nos desastres era sempre o último.

Benedito Valadares, interventor da RMW, recebeu o estudo, leu, chamou Ciro dos Anjos e determinou: Prepare um decreto suprimindo o último vagão.



Sortura ou entupimento 

Um técnico de freios em Rio Claro, foi testar o freio de um trem em Minas Gerais. Em um dado momento, o rioclarense perguntou: Tá em sortura? E o mineiro: Não senhor, eu to até um pouco entupido!
Para o rioclarense: Alívio (dos freios) é sortura
Para o mineiro: Entupimento é prisão de ventre


Por: René Fernandes Schoppa. Dos livros: "Humor ferroviário" e "Humor sobre trilhos"



Um comentário:

  1. Postei uma sééérie desses que o Renê publicou na década de 80 nas últimas páginas da revista Ferrovia... Muito bom mesmo! Esse engenheiro tem muuuuuita história pra contar!

    ResponderExcluir