Trem é um transporte ecologicamente correto?
Foto: Fernando Cunha http://www.flickr.com/photos/nando_cunha
Existe no site da AAR (a Associação das Ferrovias Americanas, correspondente à nossa ANTF) uma página intulada “Carbon Calculator”, ou Calculador de Carbono (http://www.aar.org/Environment/Carbon-Calculator.aspx). Permite que o internauta escolha uma origem e um destino entre 100 cidades americanas e que simule um trem entre 50 e 150 vagões carregado com uma mercadoria entre as 15 mais transportadas nos EUA. Aí você aperta uma tecla e descobre, por exemplo, que um trem com 100 vagões carregados de cimento entre Chicago e Nova Iorque (1.270 km por rodovia), deixa de emitir 402 toneladas de dióxido de carbono, que seriam lançadas na atmosfera caso fossem transportadas de caminhão. E ainda que seriam necessárias 9.355 árvores durante 10 anos para eliminar essa emissão.
O cálculo é naturalmente superficial , mas reflete a consciência ambiental das ferrovias americanas e como elas usam isto para valorizar o seu papel. Outras generalidades positivas, segundo o mesmo site.
- Um trem de carga desloca uma tonelada de carga útil por 768 km usando só um galão (quatro litros) de combustível. De acordo com a Federal Railroad Administration, as ferrovias são entre 1.9 e 5,5 vezes mais eficientes no uso do combustível do que os caminhões, dependendo do produto e da extensão do percurso;
- Um trem basta para tirar das nossas rodovias congestionadas a carga de 280 caminhões ou mais. Transportar carga por ferrovias ajuda a reduzir a pressão para construir rodovias caras e ajuda a reduzir o custo de manutenção das rodovias existentes;
- De acordo com a Environment Protecion Agency – EPA – as ferrovias de carga representam apenas 0,6 % da emissão de gases estufa de todas as fontes e apenas 2.4% das emissões do setor de transporte.
Não existe no Brasil cálculo semelhante, comparando diretamente a eficiência dos dois modos de transporte. Mas há, há muito anos, um documento de grande valor, que é o Balanço Energético Nacional, do Ministério das Minas e Energia, renovado anualmente. A última edição, publicada em setembro último (https://ben.epe.gov.br/downloads/Relatorio_Final_BEN_2010.pdf) mostra dados tão ou mais eloqüentes do que os dos americanos: no Brasil, no ano passado, o setor de transporte foi o segundo maior consumidor de energia, logo após o setor industrial. Consumiu sozinho 28,3% da energia utilizada em todo o país, ou 62,7 milhões de Toneladas Equivalentes de Petróleo (TEP), o que, no transporte, é quase sempre petróleo mesmo. Deste volume, o modo rodoviário consumiu 57,7 milhões de TEP, ou 26,1% de toda a energia utilizada no Brasil. Em segundo veio o tranporte aéreo, com 2,9 milhões de TEP, e em terceiro o hidroviário, com 1,4 milhões. O ferroviário aparece em último, com 0,8 mil toneladas, ou ínfimos 0,3 % do consumo nacional de energia. Considerando que desse total 178 mil TEP são na verdade energia elétrica, dos metrôs e trens metropolitanos, o setor ferroviário representa ainda menos no consumo de petróleo (ver quadro).
Consumo de energia em 2009
(milhares de Toneladas Equivalentes de Petróleo)
10₃ TEP %
Total do Brasil ………………………...............221.334……………100
Transporte…………………………….................62.687……………28,3
Rodoviário..........……………………..................57.683……………26,1
Aeroviário………………………...........................2.875……………..1,3
Hidroviário…………………….............................1.359…………….0,6
Ferroviário……………………….............................769…………….0,3
Fonte: Balanço Energético Nacional 2010 base 2000.
Vamos fazer como os americanos e contar isso a todo mundo?
Mais um motivo para apoiarmos a construçao da ferrosul e novas ferrovias.Nao existe progresso,sem um desenvolvimento sustentavel.Glaucio Elias
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