Ferrosul: o trem como dinamizador do desenvolvimento de SC, RS, PR e MS.
Foto: Clodoaldo Maquinista
Com a presença dos governadores dos três Estados do Sul, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) prepara para o dia 8 de julho, das 14 às 19 horas, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, o 1° Seminário de Chapecó sobre a Ferrosul para debater o transporte ferroviário, a integração e o desenvolvimento regional.
O Seminário conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó e da Prefeitura Municipal de Chapecó, com coordenação geral do diretor da ACIC, Vincenzo Mastrogiacomo e coordenação técnica de Samuel Gomes, mestre em direito, doutorando em direitos humanos e desenvolvimento, especialista em logística e transportes, ex-presidente da Ferroeste (PR).
Nesta entrevista, o presidente da ACIC, João Carlos Stakonski, explana sobre o empenho da entidade em viabilizar os projetos ferroviários interestadual e intraestadual.
Afinal, o que é a Ferrosul?
Stakonski – Os Estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, reunidos através do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, decidiram criar a Ferrovia da Integração do Sul S/A – FERROSUL, uma empresa pública com o objetivo de planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos na região do CODESUL, interligando-as com a malha nacional, a partir da Ferrovia Norte Sul, em Panorama (SP) e na região de Dourados (MS) e Maracaju (MS).
A partir das resoluções 1.042/2009 e 1.062/2010 do CODESUL e conforme previsto nos compromissos firmados através delas pelos quatro Estados, leis estaduais foram e estão sendo propostas pelos Executivos às Assembleias nos Estados com a finalidade de criar as condições jurídicas e institucionais para o início de funcionamento da FERROSUL.
A criação da FERROSUL foi solicitada aos governadores pelo Parlamento do Sul – PARLASUL e pelos presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados da Região do CODESUL, através da Carta em Defesa da FERROSUL: Uma Ferrovia para Integrar o Sul do Brasil, firmada em Florianópolis (SC), em 5 de novembro de 2009.
Porque realizar em Chapecó um evento sobre esse tema?
Stakonski – Nossa região possui uma grande força reivindicatória e, comprovadamente, teria inúmeros benefícios econômicos com o investimento na construção da Ferrovia da Integração do Sul S/A – FERROSUL. Então, mais uma vez, a ACIC desencadeia um movimento pela conquista de obras estruturais que darão nova dinâmica ao processo de evolução do desenvolvimento do Oeste catarinense. Chapecó está em foco pelos megaeventos que vem sediando e, em julho, esperamos que toda a atenção se volte para cá e que o tema FERROVIA ganhe a atenção que merece.
Qual a abrangência do Seminário?
Stakonski – Acreditamos que lideranças e empresários do oeste de Santa Catarina, noroeste do Rio Grande Sul e sudoeste do Paraná, além das principais autoridades dos três estados do Sul, incluindo os três governadores, estarão em Chapecó. Será uma oportunidade fantástica para união de forças e definição de estratégias para viabilização deste projeto ferroviário.
A programação está definida?
Stakonski – Temos uma pré-programação que estamos ajustando de acordo com a disponibilidade dos palestrantes e convidados. A data é 8 de julho, uma sexta-feira, para que os parlamentares da região estejam “em casa” e possam contribuir. No período da tarde, das 14 às 19 horas. Abriremos com uma conferência sobre as vulnerabilidades estruturais do Brasil e o Plano Nacional, às 15 horas, ocorrerá a palestra “Soberania e transporte ferroviário no Brasil”, seguido dos painéis “A experiência do modelo de concessão ferroviária no Sul do Brasil” e “O papel das ferrovias na cadeia produtiva do Oeste Catarinense”.
Às 17 horas, será abordado o tema “FERROSUL: logística para a integração e o desenvolvimento”, e às 18 horas, haverá o painel “A Ferrosul e o Pacto Federativo”. O encerramento está previsto para as 19 horas. Os palestrantes e debatedores já foram convidados e estão confirmando de acordo com espaços de agenda.
Qual é a vantagem que a Ferrosul traz para Chapecó e região?
Stakonski – O pleno funcionamento da FERROSUL contribuirá para desobstruir as rodovias do excesso de caminhões e de veículos para transporte individual. Contribuirá para a solução dos graves problemas de congestionamento nas vias urbanas das médias e grandes cidades. O projeto prevê a utilização compartilhada das linhas para o transporte de cargas e passageiros, como ocorre de modo eficiente em vários países do mundo.
Qual a vantagem da ferrovia ligando SC com o Brasil central?
Stakonski – Essa obra terá um efeito muito forte na dinamização da economia do grande oeste catarinense. Vamos ganhar mais competitividade na nossa produção primária e na produção industrial com a redução dos custos de transporte em 30% a 40%. Com isso, teremos maior presença no mercado internacional. Além disso, o transporte através de ferrovia é mais seguro e ambientalmente sustentável.
Como se inscrever para o Seminário?
Stakonski – Qualquer pessoa que quiser poderá participar do Seminário. Não haverá inscrição prévia e funcionará no formato “audiência pública”. Contamos com a presença de toda a comunidade da macrorregião. Precisamos dar, mais uma vez, uma demonstração de força, organização e cidadania.
O Seminário conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó e da Prefeitura Municipal de Chapecó, com coordenação geral do diretor da ACIC, Vincenzo Mastrogiacomo e coordenação técnica de Samuel Gomes, mestre em direito, doutorando em direitos humanos e desenvolvimento, especialista em logística e transportes, ex-presidente da Ferroeste (PR).
Nesta entrevista, o presidente da ACIC, João Carlos Stakonski, explana sobre o empenho da entidade em viabilizar os projetos ferroviários interestadual e intraestadual.
Afinal, o que é a Ferrosul?
Stakonski – Os Estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, reunidos através do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, decidiram criar a Ferrovia da Integração do Sul S/A – FERROSUL, uma empresa pública com o objetivo de planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos na região do CODESUL, interligando-as com a malha nacional, a partir da Ferrovia Norte Sul, em Panorama (SP) e na região de Dourados (MS) e Maracaju (MS).
A partir das resoluções 1.042/2009 e 1.062/2010 do CODESUL e conforme previsto nos compromissos firmados através delas pelos quatro Estados, leis estaduais foram e estão sendo propostas pelos Executivos às Assembleias nos Estados com a finalidade de criar as condições jurídicas e institucionais para o início de funcionamento da FERROSUL.
A criação da FERROSUL foi solicitada aos governadores pelo Parlamento do Sul – PARLASUL e pelos presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados da Região do CODESUL, através da Carta em Defesa da FERROSUL: Uma Ferrovia para Integrar o Sul do Brasil, firmada em Florianópolis (SC), em 5 de novembro de 2009.
Porque realizar em Chapecó um evento sobre esse tema?
Stakonski – Nossa região possui uma grande força reivindicatória e, comprovadamente, teria inúmeros benefícios econômicos com o investimento na construção da Ferrovia da Integração do Sul S/A – FERROSUL. Então, mais uma vez, a ACIC desencadeia um movimento pela conquista de obras estruturais que darão nova dinâmica ao processo de evolução do desenvolvimento do Oeste catarinense. Chapecó está em foco pelos megaeventos que vem sediando e, em julho, esperamos que toda a atenção se volte para cá e que o tema FERROVIA ganhe a atenção que merece.
Qual a abrangência do Seminário?
Stakonski – Acreditamos que lideranças e empresários do oeste de Santa Catarina, noroeste do Rio Grande Sul e sudoeste do Paraná, além das principais autoridades dos três estados do Sul, incluindo os três governadores, estarão em Chapecó. Será uma oportunidade fantástica para união de forças e definição de estratégias para viabilização deste projeto ferroviário.
A programação está definida?
Stakonski – Temos uma pré-programação que estamos ajustando de acordo com a disponibilidade dos palestrantes e convidados. A data é 8 de julho, uma sexta-feira, para que os parlamentares da região estejam “em casa” e possam contribuir. No período da tarde, das 14 às 19 horas. Abriremos com uma conferência sobre as vulnerabilidades estruturais do Brasil e o Plano Nacional, às 15 horas, ocorrerá a palestra “Soberania e transporte ferroviário no Brasil”, seguido dos painéis “A experiência do modelo de concessão ferroviária no Sul do Brasil” e “O papel das ferrovias na cadeia produtiva do Oeste Catarinense”.
Às 17 horas, será abordado o tema “FERROSUL: logística para a integração e o desenvolvimento”, e às 18 horas, haverá o painel “A Ferrosul e o Pacto Federativo”. O encerramento está previsto para as 19 horas. Os palestrantes e debatedores já foram convidados e estão confirmando de acordo com espaços de agenda.
Qual é a vantagem que a Ferrosul traz para Chapecó e região?
Stakonski – O pleno funcionamento da FERROSUL contribuirá para desobstruir as rodovias do excesso de caminhões e de veículos para transporte individual. Contribuirá para a solução dos graves problemas de congestionamento nas vias urbanas das médias e grandes cidades. O projeto prevê a utilização compartilhada das linhas para o transporte de cargas e passageiros, como ocorre de modo eficiente em vários países do mundo.
Qual a vantagem da ferrovia ligando SC com o Brasil central?
Stakonski – Essa obra terá um efeito muito forte na dinamização da economia do grande oeste catarinense. Vamos ganhar mais competitividade na nossa produção primária e na produção industrial com a redução dos custos de transporte em 30% a 40%. Com isso, teremos maior presença no mercado internacional. Além disso, o transporte através de ferrovia é mais seguro e ambientalmente sustentável.
Como se inscrever para o Seminário?
Stakonski – Qualquer pessoa que quiser poderá participar do Seminário. Não haverá inscrição prévia e funcionará no formato “audiência pública”. Contamos com a presença de toda a comunidade da macrorregião. Precisamos dar, mais uma vez, uma demonstração de força, organização e cidadania.
João Carlos Stakonski, presidente da Acic.
Um evento importantissimo para a conquista da ferrosul,Com a adesao dos setores produtivos,tudo pode ficar mais facil.Glaucio Elias
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