sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O advento da ferrovia no Vale do Paraiba.




A segunda metade do século XIX foi marcada pelo chamado processo de modernização do país, caracterizado por um surto de industrialização e urbanização, com destaque para a extensa malha ferroviária que começou a ser estendida pelo Brasil a partir de 1854 e que servia para racionalizar o transporte do café, produto que passava a alicerçar a economia nacional.

É no contexto desse surto inicial de modernização da economia brasileira que se pode compreender a construção da Estrada de Ferro Dom Pedro II, posteriormente denominada Central do Brasil, que atravessava todo o Vale do Paraíba, o principal pólo produtor de café brasileiro na época, e ligava São Paulo ao Rio de Janeiro, o principal porto de exportação do país.

Em 1855 foi constituída a Companhia da Estrada de Ferro Dom Pedro II, cujo traçado deveria partir do Rio de Janeiro e depois bifurcar no meio do Vale do Paraíba Paulista, com parte do tronco rumando para Minas Gerais e parte para Cachoeira Paulista, estendendo-se mais tarde até São Paulo. O trecho até Cachoeira Paulista foi inaugurado em 20 de junho de 1875, com a construção de uma estação provisória na margem esquerda do rio Paraíba.


Estação de Cachoeira Paulista

A ligação entre São Paulo e Cachoeira Paulista foi realizada pela Companhia São Paulo, em 7 de julho de 1877, com a inauguração definitiva da Estação de Cachoeira Paulista, edificada na margem direita do rio Paraíba. 

Mais tarde, em 1884, estabelecia-se a ligação da Dom Pedro II com o Sul de Minas. A Companhia The Minas and Rio Railway Company instalou uma estação nas terras da Fazenda Boa Vista, de propriedade do Major Manoel de Freitas Novaes. Esse foi o marco inicial da cidade de Cruzeiro.

Com o advento da ferrovia no Vale do Paraíba, várias cidades cortadas por seus trilhos se modernizaram pela ampliação do volume das atividades comerciais e financeiras que passavam a ter lugar na região. Impulsionadas pelo surto ferroviário tivemos também a valorização das terras urbanas, em detrimento dos tradicionais latifúndios, o que contribuiu para alterar a própria fisionomia dos municípios. Por outro lado, as cidades que ficaram fora do seu traçado agonizaram lentamente. Tornaram-se as célebres “cidades mortas”.

Por: Hamilton Rosa Ferreira


Um comentário:

  1. Boa Noite, estou fazendo um trabalho sobre a Estrada de Ferro que ligava Sp ao Rio tendo ponto de ligação Cachoeira Paulista.

    O seu blog está sendo importante nas minhas pesquisas, mas queria mais detalhes de todas as rodovias que passavam, o Senhor poderia disponibilizar mais informações.

    Se o senhor não quiser contato comigo, tudo bem, mas seria interessante outras postagens.

    Desde já obrigada e desculpas pelo incomodo.

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