A segunda metade do século XIX foi marcada pelo chamado processo de modernização do país, caracterizado por um surto de industrialização e urbanização, com destaque para a extensa malha ferroviária que começou a ser estendida pelo Brasil a partir de 1854 e que servia para racionalizar o transporte do café, produto que passava a alicerçar a economia nacional.
É no contexto desse surto inicial de modernização da economia brasileira que se pode compreender a construção da Estrada de Ferro Dom Pedro II, posteriormente denominada Central do Brasil, que atravessava todo o Vale do Paraíba, o principal pólo produtor de café brasileiro na época, e ligava São Paulo ao Rio de Janeiro, o principal porto de exportação do país.
Em 1855 foi constituída a Companhia da Estrada de Ferro Dom Pedro II, cujo traçado deveria partir do Rio de Janeiro e depois bifurcar no meio do Vale do Paraíba Paulista, com parte do tronco rumando para Minas Gerais e parte para Cachoeira Paulista, estendendo-se mais tarde até São Paulo. O trecho até Cachoeira Paulista foi inaugurado em 20 de junho de 1875, com a construção de uma estação provisória na margem esquerda do rio Paraíba.
É no contexto desse surto inicial de modernização da economia brasileira que se pode compreender a construção da Estrada de Ferro Dom Pedro II, posteriormente denominada Central do Brasil, que atravessava todo o Vale do Paraíba, o principal pólo produtor de café brasileiro na época, e ligava São Paulo ao Rio de Janeiro, o principal porto de exportação do país.
Em 1855 foi constituída a Companhia da Estrada de Ferro Dom Pedro II, cujo traçado deveria partir do Rio de Janeiro e depois bifurcar no meio do Vale do Paraíba Paulista, com parte do tronco rumando para Minas Gerais e parte para Cachoeira Paulista, estendendo-se mais tarde até São Paulo. O trecho até Cachoeira Paulista foi inaugurado em 20 de junho de 1875, com a construção de uma estação provisória na margem esquerda do rio Paraíba.
Estação de Cachoeira Paulista
A ligação entre São Paulo e Cachoeira Paulista foi realizada pela Companhia São Paulo, em 7 de julho de 1877, com a inauguração definitiva da Estação de Cachoeira Paulista, edificada na margem direita do rio Paraíba.
Mais tarde, em 1884, estabelecia-se a ligação da Dom Pedro II com o Sul de Minas. A Companhia The Minas and Rio Railway Company instalou uma estação nas terras da Fazenda Boa Vista, de propriedade do Major Manoel de Freitas Novaes. Esse foi o marco inicial da cidade de Cruzeiro.
Com o advento da ferrovia no Vale do Paraíba, várias cidades cortadas por seus trilhos se modernizaram pela ampliação do volume das atividades comerciais e financeiras que passavam a ter lugar na região. Impulsionadas pelo surto ferroviário tivemos também a valorização das terras urbanas, em detrimento dos tradicionais latifúndios, o que contribuiu para alterar a própria fisionomia dos municípios. Por outro lado, as cidades que ficaram fora do seu traçado agonizaram lentamente. Tornaram-se as célebres “cidades mortas”.
Por: Hamilton Rosa Ferreira
Boa Noite, estou fazendo um trabalho sobre a Estrada de Ferro que ligava Sp ao Rio tendo ponto de ligação Cachoeira Paulista.
ResponderExcluirO seu blog está sendo importante nas minhas pesquisas, mas queria mais detalhes de todas as rodovias que passavam, o Senhor poderia disponibilizar mais informações.
Se o senhor não quiser contato comigo, tudo bem, mas seria interessante outras postagens.
Desde já obrigada e desculpas pelo incomodo.