Foi assim que tudo começou:
"Hoje dignâo-se Vossas Majestades de vir correr a locomotiva veloz, cujo sibylo agudo echoará na mata do Brazil prosperidade e civilizaçâo, e marcará sem dúvida uma nova éra no paiz. Seja-me permittido, Imperial Senhor, exprimir nesta occasião solemne um dos mais ardentes anhelos do meu coração: esta estrada de ferro, que se abre hoje ao transito público, é apenas o primeiro passo na realização de um pensamento grandioso..."
*Disse o Barão de Mauá quando da inauguração da primeira ferrovia do Brasil, em 30 de abril de 1854.
O Dia do Ferroviário que hoje comemoramos, tem motivos de sobra para nos orgulharmos do passado e ousarmos no presente.
Abandonadas num passado recente, as estradas de ferro subsistiram através da obstinação, do esforço e da dedicação dos ferroviários apaixonados pela ferrovia.
Há 158 anos que o Ferroviário é antes de tudo um Forte.
Publicado pela Associação de Engenheiros Ferroviários
Elysio Lugarinho Netto
A atividade ferroviária tem sido fundamental para o desenvolvimento econômico e estrutural de diversas regiões do país e do mundo. Seja no transporte de cargas ou passageiros, as ferrovias têm, até hoje, destaque como forma segura e de melhor custo/benefício em relação a outros modais.
Foto: Amanda Lopes Simplesmente lindo, da nossa compa e amiga Amanda.
Quando se fala em ferroviários, fala-se de peças importantes na história desse modal. A atividade ferroviária exige comprometimento, aperfeiçoamento e vocação. Mas, quem entra neste setor permanece por um bom tempo e a paixão por ser ferroviário atravessa gerações.
Fragmentos do jornal: http://www.notisul.com.br edição do dia 30/04/2012.
Publicado pela Associação de Engenheiros Ferroviários
Elysio Lugarinho Netto
parabéns pelo blog...vou acompanhar, divulgar e tô seguindo pelo twitter... absss
ResponderExcluirVim pela indicação do Ricardo e adorei, quando criança usei ainda o trem. Que saudade. ( Sem contar os beneficios, blablabla...)
ResponderExcluirMuito bom! Parabéns!!
ResponderExcluirDesconhecia este pronunciamento do Barão de Mauá. Forte e direto. Pena que não deram continuidade à sua obra
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