segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ferrovias no Brasil!

Hoje falarei um pouco das ferrovias no país. Não sobre as operações em si, mas um pouco do funcionamento político econômico e social.



     Vou tentar abranger os principais pontos que cercam o nosso atraso e descaso, porém, como este é um assunto que envolve muitas paixões e sobretudo interesses econômicos estratosféricos, tentarei não jogar tanta coisa no ventilador. 

     Bom, nosso problema começa inclusive na origem das ferrovias.. Em vários pontos do país, o trajeto ferroviário é muito maior do que realmente precisaria ser. O governo brasileiro pagava ao setor privado para ajudar no desenvolvimento da malha ferroviária. E o pagamento era feito por km construído. Então, em algumas regiões foram feitos "zig zags" para se obter uma quilometragem maior. 



    De qualquer forma, esta feita não impediu que o Brasil se desenvolvesse e chegamos a ter aproximadamente 40.000km de linha férrea! Os anos se passaram e aconteceu aquilo tudo que já sabemos, a prioridade das rodovias e o próprio sucateamento e inchaço da RFFSA. Tocar neste assunto é muito delicado, pois a RFFSA foi o grande orgulho do país! Ela fazia o Brasil andar e tinha profissionais de gabarito e com amor pela empresa. O país tinha vários ramais que apresentavam um grande prejuízo e outros que davam lucro. A balança final era um déficit enorme e sem recursos para investimentos. A melhor saída: privatizar!

     Aí veio o outro grande erro: O modelo de privatização aplicado! Sabemos que empresas vivem e precisam de lucro. Então, deveria ter sido feito um edital, que exigisse a manutenção dos trechos deficitários e dos trens de passageiros, porém dando a possibilidade de lucro para as concessionárias de carga. Embora apresentem prejuízos, estes ramais são de grande importância social e de distribuição de renda para várias localidades.



    As concessionárias pagam verdadeiras fortunas ao governo federal e possuem a obrigação de manter toda a malha sobre sua concessão. Não o fazem e as linhas são sucateadas, roubadas, ... Ora, se não era viável para o governo, porque seria para uma empresa privada?! Aí que está o "x" da questão! Não se faz porque não vale a pena. Agora, como que o governo empresta bilhões as concessionárias a juros quase zero sem cobrar o cumprimento de contrato. E porque não intervir nos contratos e colocar como desconto no valor da concessão a implantação/recuperação dos trens de passageiros/turísticos? As concessionárias pagam verdadeiras fortunas e um subsídio deste não teria reflexo algum nos cofres federais e com certeza alavancariam diversas economias locais! 



    É claro que aí cabe uma outra reflexão. Existem vários trechos que não são viáveis turisticamente e com a estrutura viária que existem atualmente, não caberia uma reimplantação ferroviária. Em cada trecho deveria ser feito um estudo do que é melhor país, pensando macro e micro, caso a caso. Há muitos que vivem a saudade do passado, que é muito boa e triste se pensarmos aonde estamos, mas temos que ser realistas.

    Trazendo para o lado dos trens de passageiros/turísticos, reforço na tecla do subsídio. Em qualquer lugar do mundo o trem de passageiros é subsidiado pelo governo ou pela carga (contrapartida). Aqui no Brasil, além de não termos os subsídios, temos que pagar valores exorbitantes e sofrer imposições das das concessionárias de cargas. Para vocês terem uma ideia, no trem da serra do mar no Paraná, a Serra Verde Express paga por mês mais de R$100 mil ao Governo Federal e 39% da tarifa para a ALL. No trem do pantanal, a empresa paga a ALL pouco mais de R$ 16mil por final de semana! Aí entra o ciclo... Este valor incide sobre a tarifa e reduz o número de pessoas que tem condição de viajar. E ainda levanta o questionamento quanto ao valor cobrado... Citei estes modelos, mas situações semelhantes cortam o país e novos trechos não surgiram face ao "pedágio" cobrado. Ninguém quer operar de graça, mas tem que ser algo viável a todos. Se prejudica a carga, bonifica o valor cobrado deles também.

     Outro fator que dificulta o surgimento de novos passeios é a dificuldade de se obter material rodante. Locomotivas a diesel não existem... e os vagões da rede estão sucateando em pátios do governo. Aliás, não só do governo, mas algumas ongs herdaram um bom material e não fazem uso. Não se faz nada e não se possibilita fazer. Não há negociação, não há venda, aluguel, ... Uma pena que alguns se acham donos do material ferroviário e guardam para si. Comprar novos não pagaria nunca a conta.



     Hoje temos 32 trens turísticos em operação no país e 50 novos pedidos na ANTT. Uma pena que muitos não investem em melhorias e promoção. Alguns grupos distorcem o "sem fins lucrativos" com desenvolvimento, e acabam parando no tempo. Aí pergunto, quantos brasileiros sabem da existência destes trens? Quão eficiente, atrativo e seguro eles são?  Sobre a segurança, até aonde eu tenho conhecimento, a ANTT é bem rigorosa e só libera a circulação após verificar os quesitos mínimos. Os outros pontos prefiro não comentar. Tem que ser visto caso a caso...

     E o trem bala? Os políticos brasileiro deveriam ter vergonha deste assunto. Primeiro que a cada anúncio aumenta o valor da obra! Será que aumenta o número de representantes na partilha ou há uma incompetência na formulação do projeto? Ou os 2?! Porque alguns países desistiram de participar do edital? Estranho... No pouco conhecimento ferroviário que tenho, sou contra o trem bala Rio x SP! Defendo o trem de média velocidade. Um trem de média velocidade (+ - 150km/h) custaria 30x menos e levaria um tempo compatível a uma necessidade de transporte seguramente.



     Bom, eu poderia escrever um livro enorme explicando todas estas situações. Apesar do nosso atraso em lidar com assuntos estratégicos ao país quando envolve muito dinheiro, há luz no fim do túnel! O número de passageiros aumenta dia a dia. Associações sérias como a ABOTTC (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais) tem ganhado seu espaço, comunidades como a http://www.amantesdaferrovia.com.br/ cada dia tem mais adeptos e o interesse do brasileiro referente ao assunto realmente tem crescido. Enfim, estou a disposição para discorrer sobre algum item específico...

     Abraços ferroviários!

3 comentários:

  1. E O GOVERNO CONTINUA ENGANANDO, ENGANANDO E ENGANANDO. E O BABACA DO POVO , ACREDITANDO, E ACREDITANDO EM DILMA PINÓQUIO!

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  2. Continuamos sem uma solução para o setor,que é o um modal de transporte viavel e sustentavel.Tudo por conta do descaso dos governantes.

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  3. Mais uma grande abordagem sobre o tema ferrovias.

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