segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PORQUE "SUCATEARAM" AS FERROVIAS BRASILEIRAS?

DIFÍCIL DE ACREDITAR , MAS EU VIVI ESSE PERÍODO... 
"João Leite Neto "

Caricatura General Figueiredo, Presidente da República de 1979 a 1985.


TRANSCORRIA A DITADURA, SOB A CHIBATA DO GEN. FIGUEIREDO...TODOS SABEMOS, E A HISTÓRIA JÁ REGISTROU, A PERSONALIDADE DAQUELE GENERAL DE PLANTÃO ERA, NO MÍNIMO, CONTROVERTIDA..NA MESMA SEMANA QUE DECLARAVA PREFERIR O CHEIRO DO CAVALO AO DO POVO, REUNIA ALGUNS AMIGOS, PROMOVIA "FESTINHAS", E SE MOSTRAVA A PESSOA MAIS SIMPÁTICA DO MUNDO..SE ALGUÉM VIESSE ACOMPANHADO DE MOÇA BONITA ENTÃO, O VELHO MILICO SE DERRETIA TODO !!!
E FOI EXATAMENTE NESSA "BRECHA", QUE UM ESPERTO DEPUTADO DE ENTÃO, MUITO AMIGO DO DITADOR, ELABOROU SEU "PLANO"...
O BRASIL PRECISAVA DEFINIR SUA PRIORIDADE : OU "APOSTAVA" NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO, OU NO FERROVIÁRIO..
AS DESVANTAGENS DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO ERAM MUITAS, ALÉM DE ESTARMOS VIVENDO A CRISE DO PETRÓLEO, NOSSAS ESTRADAS ERAM MAIS ESBURACADAS DO QUE CAMPO DE GOLFE...
MAS, A DECISÃO TINHA QUE SER TOMADA...TODOS, OU QUASE TODOS, ARGUMENTAVAM QUE O TRANSPORTE FERROVIÁRIO, PARA NÓS, SERIA MUITO MELHOR. NOSSAS FERROVIAS AINDA NÃO ESTAVAM TOTALMENTE SUCATEADAS E, COM ALGUM INVESTIMENTO, SERIAM COLOCADAS EM CONDIÇÕES...TEMOS AINDA QUE LEMBRAR QUE NOSSAS COMPOSIÇÕES FERROVIÁRIAS ERAM TOTALMENTE MOVIDAS À ELETRICIDADE, E TÍNHAMOS SUPERAVIT DE ENERGIA ELÉTRICA, COM A NOSSA ITAIPU COM CAPACIDADE MÁXIMA...PARA SE TER UMA IDEIA, SÓ NA DIFERENÇA ENTRE O DIESEL IMPORTADO (DE ENTÃO), E O CUSTO DA ENERGIA ELÉTRICA (ABUNDANTE) HAVIA UMA DIFERENÇA DE 40% NO CUSTO DO FRETE. OU SEJA : O FEIJÃO SAÍA DE TAQUARITUBA(SUDOESTE DO ESTADO DE S.PAULO) E CHEGAVA À CAPITAL 40% MAIS BARATO...
AS CABEÇAS MAIS LÚCIDAS ESPERAVAM QUE A OPÇÃO DO GOVERNO FOSSE PELO TRANSPORTE FERROVIÁRIO...
FOI EXATAMENTE NESSE PONTO, QUE ENTROU O ESPERTO DEPUTADO, AMIGO DO PRESIDENTE, DONO DE EMPRESA DE TRANSPORTE, E RESIDENTE EM UMA CIDADE QUE O BRASIL TODO CONHECIA, COMO AQUELA ONDE EXISTIA O MAIOR "BORDEL", DE TODO TERRITÓRIO NACIONAL.FOI FÁCIL "ARMAR" A ARAPUCA..ALGUMAS HORAS ANTES DA DECISÃO SOBRE A POLÍTICA DE TRANSPORTES DO BRASIL, UM "FATO" INUSITADO MUDOU TUDO..CHEGARAM EM BRASÍLIA, DOIS AVIÕEZINHOS PARTICULARES, TRAZENDO 12 DAS MAIS BELAS "FUNCIONÁRIAS" DAQUELA CASA DO INTERIOR DE SÃO PAULO...NA MESMA NOITE FOI PREPARADA UMA FESTA, COM A PRESENÇA DE AUTORIDADES E, CLARO, DO PRESIDENTE...NO DIA SEGUINTE A DECISÃO ESTAVA TOMADA : OPTOU-SE PELO TRANSPORTE RODOVIÁRIO.....
AS POBRES E ALEGRES MOCINHAS NUNCA SOUBERAM O QUANTO PREJUDICARAM O BRASIL....
ENQUANTO ISSO, A EUROPA, O JAPÃO E O RESTO DO MUNDO, AVANÇARAM NAS FERROVIAS........


É QUE LÁ, AS "MOCINHAS ALEGRES" NÃO PARTICIPAM DAS DECISÕES DE GOVERNO !!

POR: João Leite Neto  JLN Comunicações


2 comentários:

  1. UM PAIS EM QUE O PUTEIRO TEM VES, OS PRESIDENTES DAS CASAS LEGISLATIVA NÃO ABRE SESSÃO, ABRE FUNÇÃO. O GAL. NUNCA TEVE TANTA ZONA SOB SEU COMANDO

    ResponderExcluir
  2. 'Transformam o pais inteiro num puteiro,pois só assim se ganha mais dinheiro.."Cazuza.Os gigolos do povo não perderam a chance de foder com o transporte ferroviario.

    ResponderExcluir