domingo, 12 de fevereiro de 2012

ESTRADA DE FERRO CURITIBA-PARANAGUÁ TERÁ CASARÕES RESTAURADOS.

APESAR DE SER UM PROJETO DE UM DEPUTADO QUE FALOU NÃO A FERROSUL Ney Leprevost E DO TREM DESGOVERNADO ANTT, VAMOS DAR UM VOTO DE CONFIANÇA E DIVULGAR ESTE BELO PROJETO QUE TENTA RESGATAR A MEMORIA FERROVIÁRIA PARANAENSE.

Foto:Mauricio Muniz- CASA DO IPIRANGA

Após solicitação oficial do deputado Ney Leprevost junto à ANTT, o casario dos ferroviários que trabalhavam na estrada de ferro que liga Curitiba a Paranaguá, bem como as estações existentes ao longo do trecho, sofridos com a ação do longo tempo, serão restaurados em uma parceria entre a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A diretoria da ANTT deliberou e aprovou a assinatura de Convênio de Cooperação Técnica para preservação do patrimônio ferroviário, além da autorização para Edital de Chamamento Público com vistas a selecionar a proposta técnica para execução da revitalização do casario histórico.

Foto: JEAN-ESTAÇÃO DE ROÇA NOVA

A Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá foi criada em 1880, tem 110 quilômetros de extensão que descem os 900 metros da serra e guarda alguns trechos originais daquele tempo, o que perpetua a comprovação do arrojado projeto do século passado. São ao todo 14 túneis, além de inúmeros viadutos margeando desfiladeiros de pedras e Mata Atlântica. O Túnel Roça Nova é o primeiro, e logo após, vem a Casa Ipiranga, que serviu de hospedagem para figuras ilustres da nossa história: o Imperador Dom Pedro II, o então presidente da Província do Paraná Carlos de Carvalho, e o pintor paranaense Alfredo Andersen hospedaram-se ali.

 Foto:Marília-ESTAÇÃO DE VÉU DE NOIVA 

A Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá é hoje uma das mais famosas do Brasil. Construída sobre a Serra do Mar, teve de vencer grandiosos obstáculos do relevo que pareciam ser impossíveis de se realizar para construção de sua linha férrea. Seu primeiro trecho foi inaugurado em 1883 e já em 1885 estava concluída, sendo então, a primeira ferrovia do Estado do Paraná. Mais tarde continuou se expandindo até 1892 quando alcançou o porto de Antonina.

4 comentários:

  1. Ficarão maravilhosas. Parabéns ao Paraná.

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  2. O projeto do deputado é muito "bonito" no papel, mas a execução dele é inviável. Parceria entre quem não faz restauração (ANTT) com quem não tem dinheiro para fazê-la (ABPF e IPHAN) são só palavras bonitas. É a versão ferroviávia do "pão e circo", até porque legalmente muitos desses imóveis voltaram para a União e a responsabilidade deles é do governo, como é o caso da casa do Ipiranga. No final, são imóveis "de todos", mas "ninguém" se responsabiliza por eles.

    Em tempo, a estação de Roça Nova voltou para a União e foi vendida (como a estação de Piraquara), hoje é propriedade particular e a foto dela destelhada é da reforma da mesma.

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  3. O projeto contempla também a estação de Paranaguá ? Essa sim está precisando de reformas urgentes !!

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