segunda-feira, 2 de abril de 2012

Gigante de ferro.

Curta Gigante de Ferro mostra histórias de uma estrada de ferro construída em 1978.

A construção de uma estrada de ferro que ligaria o Uruguai ao Rio Grande do Sul é o tema central do documentário. A narrativa traz as memórias e histórias em torno da ferrovia construída na região em 1978, discutindo o significado daquela grande obra na época e hoje. 


A história da Ferrovia do Trigo, que interliga Roca Sales com Passo Fundo. Os longos anos de construção, os personagens envolvidos, e o sucateamento que a linha férrea sofreu ao longo dos anos. Inaugurada na década de 1970, a ferrovia está praticamente abandonada. 

Com depoimentos emocionantes e imagens raras, Gigante de Ferro tem roteiro de Fernando Menegatti e Matheus Butzke Piccoli, que também dirige o documentário. Direção de fotografia de Jeferson Bonatto e direção de produção de Maísa Marson. Realização da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

3 comentários:

  1. Espetacular. Muita coisa nova sendo aprendida aqui.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!Um documentário bem feito e importante para a história dos ferroviários.Glaucio Elias

    ResponderExcluir
  3. Servi em Batalhão Ferroviário. Na década de 70 trabalhei na construção de ferrovias. Trabalho duro mas gostoso. Em vez de quando olho minhas fotos com muitas saudades. Infelizmente, com a privatização as ferrovias caíram nas mãos dos donos de transportadoras rodoviárias.
    Pena vê-la abandonada, poderia estar gerando riquezas.

    ResponderExcluir