sábado, 2 de julho de 2011

Com esses "maquinistas" vai ser difícil do Brasil entrar nos trilhos!

 . . . O BRASIL FORA DOS TRILHOS ! . . .




O presidente da estatal Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha, e importantes dirigentes do Ministério do Transporte forma demitidos a pedido a presidente Dilma Rousseff. Além de Juquinha, foram demitidos o chefe de gabinete do ministro, Mauro Barbosa, o assessor do ministério, Luiz Tito, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot. Eles foram citados pela revista "Veja" desta semana como envolvidos num suposto esquema de corrupção. A reportagem revela um esquema de pagamento de propina para caciques do PR, Partido da República, em troca de contratos de obras.

Juquinha é uma das personalidades políticas mais respeitadas no Tocantins, por encabeçar a principal obra federal que passa pelo Estado: a Ferrovia Norte-Sul.

A edição de Veja desta semana mostra que, no dia 24, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com integrantes da cúpula do Ministério dos Transportes no Palácio do Planalto para reclamar das irregularidades na pasta. Ao lado das ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Miriam Belchior (Planejamento), ela se queixou dos aumentos sucessivos dos custos das obras em rodovias e ferrovias, criticou o descontrole nos aditivos realizados em contratos firmados com empreiteiras e mandou suspender o início de novos projetos. Dilma disse que o Ministério dos Transportes está sem controle, que as obras estão com os preços “inflados” e anunciou uma intervenção na pasta comandada pelo PR — que cobra 4% de propina das empresas prestadoras de serviços.

Com planilhas e documentos sobre a mesa, Dilma elevou o tom no encontro com representantes da pasta: “O Ministério dos Transportes está descontrolado”. A presidente chamou de “abusiva”, por exemplo, a elevação do orçamento de obras em ferrovias, que passou de 11,9 bilhões de reais, em março de 2010, para 16,4 bilhões neste mês — salto de 38% em pouco mais de um ano. Dilma também se irritou em especial com a Valec, estatal que cuida da malha ferroviária, e com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelas rodovias.

O secretário-executivo do ministério, Paulo Sérgio Passos, o diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, e o diretor de Engenharia da Valec, Luiz Carlos Machado de Oliveira também estavam na reunião em que Dilma mais falou do que ouviu.

“Vocês ficam insuflando o valor das obras. Não há orçamento fiscal que resista aos aumentos propostos pelo Ministério dos Transportes. Eu teria de dobrar a carga tributária do país para dar conta”, disse Dilma, quando a reunião caminhava para o fim. Ela deu o diagnóstico: “Vocês precisam de babá. E terão três a partir de agora: a Míriam, a Gleisi e eu”.

Nas últimas semanas, Veja conversou com parlamentares, assessores presidenciais, policiais e empresários, consultores e empreiteiros. Ouviu deles a confirmação de que o PR cobra propina de seus fornecedores em troca de sucesso em licitações, dá garantia de superfaturamento de preços e fecha os olhos aos aditivos, alvo da ira da presidente na reunião do dia 24.

O esquema seria encabeçado pelo deputado Valdemar Costa Neto, que em 2005 foi obrigado a renunciar a uma cadeira na Câmara abatido pelo escândalo do mensalão. E também pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que aliás faltou ao encontro com Dilma alegando “compromissos pessoais”.

(Com informações do site da revista Veja)

4 comentários:

  1. Esse tipo de açao do DNIT já existia desde o governo Lula.Alfredo Nascimento, sempre foi alvo de denunucias.Se aplicassemos só o dinheiro que o PR(Partido da Roubalheira)exigia de propina,daria para construir muitos trechos de ferrovias.A novidade desta vez,foi a atitude providencial de Dilma.Glaucio Elias

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  2. isso me lembra um gerente

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  3. Bela atitude da Presidenta, para tentar moralizar essa máfia de empreiteiros e altos funcionários do setor ferroviário...

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  4. A Valec é um feudo do Sarney... onde o Sarney pôe a mão a coisa só anda para trás...E o pior de tudo é que o tal de Pagot do Dnit é paranaense.

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