No passado, as ferrovias mantinham mensários de informações mostrando os avanços da ferrovia: investimentos, novos materiais rodantes, inaugurações de estações, etc. O lado "social" dos empregados da empresa também era extensivamente documentados (nascimento de filhos, casamentos, aposentadorias, etc). Várias ferrovias possuíam suas próprias revistas que duraram por longos anos. Entre elas: Estrada de Ferro Sorocabana, São Paulo Railway, Viação Férrea do Rio Grande do Sul, Companhia Mogiana, Rede Mineira de Viação, Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, entre outras. Haviam também as publicações independentes (destaque para a Revista Ferroviária, que é publicada até hoje). Todas foram extintas. Apenas a "Revista Ferrovia" (da Associação de Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí), que originalmente era a "A Nossa Revista", que depois virou "Revista SPR", voltou a ser publicada recentemente após 10 anos de interrupção. Hoje essas revistas são verdadeiros "tesouros" como fonte de pesquisa. Muitas coisas que não eram registradas em relatórios oficiais eram documentadas pelas revistas.
"A Nossa Revista", que mais tarde se tornaria a "Revista SPR". Edição de Abril de 1936 (Coleção Thomas Corrêa)
Revista "Estrada de Ferro" - Publicação Independente que durou algumas edições no final dos anos 60. (Coleção Thomas Corrêa)
"Revista REFESA" - Publicação da Rede Ferroviária Federal S.A., que abordava todas as ferrovias administradas pela RFFSA (Coleção Thomas Corrêa)
Revista Ferrovia AEEFSJ - Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí. Teve sua origem na "Revista SPR", e abordava a RFFSA em SP (EFSJ e em determinada época, também EFCB e NOB). (Coleção Thomas Corrêa)
Revista "Nossa Estrada", da Estrada de Ferro Sorocabana. A Partir de 1972 ela passou a abordar todas as ferrovias formadoras da FEPASA. (Coleção Thomas Corrêa)
Revista "Correio dos Ferroviarios" da RVPSC. Foto: http://familiabonat.blogspot.com.br
parabens maquinista clodoaldo,fantástico essas revistas.
ResponderExcluirParabéns pela dica!Glaucio Elias
ResponderExcluirabracos clodoaldo parabens
ResponderExcluirParabéns Pela Postagem. Em Meada Da Década de 1970. Eu Recebia as Revistas NOSSA ESTRADA da FEPASA. Fiquei Conhecendo Um Pouco do Meu Bairro a Barra Funda, Porque Minha Cunhada a Senhora Dorothy Cardozo (Em Memória), da Cidade de Araraquara ERA JORNALISTA DA REVISTA NOSSA ESTRADA DA FEPASA. Ela Tinha o Maior Carinho Com a VIDA FERROVIÁRIA. a Estação da Barra Funda Foi Inaugurada Em 1875. O Fundador da Barra Funda o Conselheiro Antonio da Silva Prado, Foi o Maior Incentivador de Construção de Estradas de Ferro No Estado De São Paulo e no Brasil. Saudações.
ResponderExcluirVerdade, muito boa essas publicações, lembrar que nessa época as revistas impressas que traziam muitas informações, ao contraste de atualmente que temos uma celeridade muito grande e excesso de informações, mas aquela apreciação de outrora, a sensação que foi bem diminuída. AcRichard
ExcluirGostoso pegar uma edição dessas de época e agora com caráter histórico, ver como era um ritmo diferente as coisas.