quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A primeira Ferrovia Escola do Brasil.

Foto: Fabiano Ardito

Com a chegada da MRS Logística em Paraíba do Sul no próximo ano, resultando na construção da maior oficina de trens da América Latina, o município se prepara para se tornar a cidade da ferrovia. Visando qualificar profissionais para trabalhar na empresa e em outros segmentos do mercado ferroviário, uma universidade com ênfase em ferrovia será inaugurada no dia 10 de fevereiro de 2012 em Paraíba do Sul: a UniCepefer .

Com um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, a instituição funcionará no Colégio Sul Fluminense. De acordo com o diretor executivo da Cepefer, o engenheiro Manoel Mendes, todas as salas de aulas estão sendo reformadas e equipadas com aparelhos de alta tecnologia. “Nosso intuito é fazer da universidade uma escola de primeiro mundo”, declarou Manoel Mendes.


O Centro de Estudos e Pesquisas Ferroviárias foi fundado em 2005 e nesses seis anos já formou mais de 1.500 engenheiros ferroviários. A princípio, o Cepefer de Paraíba do Sul irá oferecer 20 cursos técnicos e cinco cursos de graduação: transporte ferroviário de cargas, transporte ferroviário de passageiros, logística de transporte, gestão industrial e gestão de pequenas e médias empresas.


Através de uma parceria com o governo municipal, 10% dos alunos terão direito à bolsa integral. Para o secretário de Indústria e Comércio, Márcio Simões de Assis, a chegada da UniCepefer em Paraíba do Sul representa um marco para a cidade e para a região Centro Sul Fluminense.


“O transporte ferroviário tem se mostrado uma importante alternativa para desafogar as rodovias e os aeroportos. No entanto, não há mão de obra qualificada para trabalhar nas ferrovias. Nosso intuito é formar profissionais capacitados para atuar em grandes empresas deste setor, como a MRS e a Vale”, revelou o secretário de Indústria e Comércio de Paraíba do Sul.


De acordo com o engenheiro Manoel Mendes, a previsão é que o modal ferroviário brasileiro, que hoje está em 25%, seja de 35% até o ano de 2025. “O investimento tanto do setor privado quanto do governo federal no transporte ferroviário cresceu consideravelmente nos últimos dez anos. Grandes ferrovias, como a Transnordestina e a Norte-Sul, estão sendo construídas no Brasil”, afirmou.


Ainda segundo o engenheiro ferroviário, o Brasil ainda é um país rodoviarista, em que as pessoas vêem os trens como um veículo velho, antiquado. “O brasileiro tem esse paradigma. Mas não faz sentido, por exemplo, transportar cargas de Porto Alegre a Manaus de caminhão. Este tipo de transporte é para curtas distâncias. O trem é para distâncias maiores”, destacou Manoel Mendes, acrescentando que para os países do primeiro mundo a ferrovia é sinônimo de desenvolvimento”, disse Manoel Mendes.

A primeira Ferrovia Escola do Brasil

Antiga Estacão de Paraíba do Sul

O conteúdo adquirido nas salas de aulas da UniCepefer será praticado na Estação de Paraíba do Sul, que funcionará como a primeira Ferrovia Escola do país. “Os profissionais sairão da universidade altamente preparados para entrar no mercado ferroviário. No curso de maquinistas, por exemplo, utilizaremos tecnologias que simulam todas as situações que podem ser encontradas por aqueles que pilotam uma locomotiva”, declarou o diretor executivo da Cepefer, Manoel Mendes.


O trecho de 14 km, além de servir como um laboratório para os alunos, será um local onde as empresas ferroviárias poderão testar seus novos produtos. A escolha do local se deve ao fato da Estação de Paraíba do Sul ser um dos poucos lugares do Brasil que oferece um trecho de ferrovia sem fins comerciais.

Por: Luana Lazarini


Um comentário:

  1. Vim do Futuro pra dizer que nenhuma ferrovia escola foi criada. :(

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