sexta-feira, 27 de maio de 2011

Valec diz que obras da Ferroeste em MS começam em 2012.

Patio da FERROSTE em Cascavel - Pr.  Foto: Clodoaldo Maquinista

Valec diz que obras da Ferroeste em MS começam em 2012

O superintendente de projetos da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, Bruno Roque de Oliveira, disse ontem (26), em Dourados, que as obras de implantação do traçado ferroviário ligado o município aos demais centros consumidores da produção regional e nacional devem ser iniciadas até o segundo semestre de 2012.
“Essa ferrovia já está atrasada. Não há mais o que discutir. Os estudos de viabilidade econômica ficam prontos em 120 dias e até o segundo semestre do ano que vem a obra vai começar”, garantiu o representante da empresa, que foi a Dourados a convite do deputado federal Vander Loubet (PT-MS), um dos autores da proposta de realização da audiência pública, realizada pela Câmara de Vereadores, junto com os mandatos do deputado estadual Laerte Tetila (PT) e do vereador Dirceu Longhi (PT).
Segundo Roque, estão sendo finalizados os estudos do traçado Estrela do Oeste (PR) à Panorama (SP) com Dourados/Porto Murtinho (MS). Já o traçado Maracaju/Dourados/Mundo Novo (MS) à Cascavel (PR) já está sendo licitado.
O deputado Vander comemorou o resultado da audiência e destacou a agenda positiva para o município. “O evento foi muito representativo. Tivemos a presença de 11 prefeitos, que marcaram presença porque sabem a importância dessa ferrovia, que não diz respeito apenas a Dourados. Interessa a todo o Mato Grosso do Sul. Com esse traçado da Ferroeste [Ferrovia da Integração Oeste] vamos dinamizar nosso transporte de cargas”, afirmou Vander.

Valec

A Valec é uma empresa pública controlada pelo governo federal. Tem a atribuição de fazer o planejamento econômico e administrativo de engenharia ferroviária, decidir sobre a viabilidade dos projetos e ainda pode receber da União outros encargos para o incremento da malha ferroviária. O trecho em questão, debatido durante a audiência pública, vai integrar mais um estado ao núcleo de fomento à produção ao longo da Ferrovia da Integração Oeste (Ferroeste). De Dourados a Cascavel, o percurso é de 350 km e a ferrovia está incluída na planilha de prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


Assessoria/PX

2 comentários:

  1. Muito bom saber que o transporte ferroviário está ressucitando no Brasil. Gostei da notícia.

    ResponderExcluir
  2. O ramal da Ferroeste de Cascavel a Guaíra finalmente vai sair do papel e deve se tornar realidade em 2015. A promessa foi feita ontem pelo diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot.

    Segundo ele, o investimento será feito pelo governo e empresários da China, que também investirão na construção de uma ferrovia no Amazonas. Trata-se de um dos acordos firmados entre a presidente Dilma Rousseff e o governo daquele país em recente missão presidencial.

    O diretor do Dnit não citou n~umeros, mas disse que as obras devem constar do Orçamentoda União do ano que vem. Disse também que o Dnit, que herdou o legado da extinta RFFSA vai repassar máquinas, locomotivas, vagões e peças à Ferroeste. (Luciano Barros, em O Paraná)

    ResponderExcluir