sábado, 21 de maio de 2011

Redação de alunos vencedores do concurso sobre a Ferroeste.

O concurso teve duas modalidades: Narrativa de Aventura, para as séries finais do Ensino Fundamental, e Artigo de Opinião, para o Ensino Médio. A seleção das redações foi realizada por uma banca examinadora composta por professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UniOeste), coordenada pela professora Carmen Teresinha Baumgartner. 


As vencedoras foram as alunas Daniele Rabel dos Passos, do Colégio Estadual Rio do Tigre, de Laranjeiras do Sul, na categoria Artigo de Opinião, com o título “Ferroeste rumo ao Progresso”, e Thays Juliana de Souza, do Colégio Estadual Olivo Fracaro, de Cascavel, na categoria Narrativa, com o título “Romero e a estação”. Confira as redações das ganhadoras dos prêmios: 



"Ferroeste rumo ao progresso"


A Ferroeste foi criada em 1988 com projetos audaciosos. Avanços e retrocessos fizeram parte da história dessa ferrovia que por um longo período ficou privatizada. Com o não cumprimento do contrato pelo consórcio Ferropar, a empresa volta a ser estatal, retomando metas, objetivos e projetos para a melhoria dos trilhos no Paraná, bem como reforçando ainda mais a sua importância para a região.
O meio de transporte ferroviário apresenta grandes vantagens em relação aos outros transportes, é um dos mais baratos, pois transporta grandes quantidades em grandes distâncias. O custo por tonelada é um dos mais baixos. É rápido e seguro, destaca-se por ser um dos meios de transporte menos poluentes.
Nesse sentido a Ferroeste já assume um papel de destaque na economia da região tanto na oferta de empregos diretos e indiretos como no escoamento e armazenamento de produtos agrícolas e principalmente na exportação de produtos, servindo de eixo de integração entre as cidades paranaenses e destas para outras cidades e para outros países.
Portanto a expansão da Ferroeste vai garantir mais crescimento econômico em uma escala muito mais abrangente, pois ela tem a intenção de aumentar sua malha ferroviária, propiciando a produção de vários estados chegar ao porto de Paranaguá de forma mais rápida e barata, desta forma os agricultores tem um custo menor e consequentemente mais lucro. Toda a região seria beneficiada e ainda estaríamos contribuindo para um meio ambiente mais limpo e preservado.



CATEGORIA ARTIGO DE OPINIÃO
Autora: Daniele Rabel dos Passos - 3º ano do Ensino Médio - Colégio Estadual Rio do Tigre - Laranjeiras do Sul




"Romero e a estação"


Há certo tempo viveu Romero, um andarilho que vivia em uma estação de trem abandonada, junto com seu cachorro, Val. Ele era um homem solitário, pois ninguém tinha coragem de chegar perto da estação porque diziam ser mal-assombrada. Romero nem ligava, porque não acreditava nessas coisas, até que numa noite, quando ele se preparava para dormir, ouviu três batidas em um dos vagões. Val saiu correndo e latindo desesperado. Romero se levantou e foi ver o que era, quando ele olhou para o vagão notou que estava escrito de vermelho, bem grande: “SOCORRO!”. Romero ficou assustado, não tinha ação, ficou parado olhando aquilo e mal sabia ele que daquele dia em diante, ele nunca mais teria sossego.
Uma semana se passou e nada aconteceu até que numa sexta-feira à noite, quando estava andando pela estação ele ouviu novamente aquelas três batidas. Correu para ver quem era e quando chegou perto viu uma menina que brilhava muito e chorava pedindo socorro a Romero. Ele ficou pálido, mas teve coragem de perguntar o que ela queria.
A menina explicou que era filha de um maquinista aposentado e que estava triste porque não ouvia mais o apito do trem. Ela pediu que Romero ajudasse a estação a voltar a funcionar. E Romero jurou ajudar.
Ele procurou o pai da menina e contou a história. O homem ficou muito feliz por ter notícias de sua filha e foi procurar o prefeito e contou que queria reabrir a estação.
O prefeito gostou da ideia porque precisava melhorar o transporte da cidade e prometeu se empenhar.
Romero e o maquinista foram encontrar com a menina e contaram que todos queriam que os trens voltassem para a cidade e ela ficou feliz e sumiu nas nuvens.



CATEGORIA NARRATIVA
Autora: Thays Juliana de Souza - 7ª Série - Colégio Estadual Olívio Fracaro - Cascavel
http://www.ferroeste.pr.gov.br







Um comentário:

  1. Olá meu mano preferido mais velho,adorei seu Blog, ele esta com um visual bem legal e o conteúdo com contexto com o que o Blog se propõem diferente de muitos que a gente ve por ai!

    Beijos Sucesso de sua Maninha Preferida!

    ResponderExcluir