domingo, 15 de maio de 2011

O ÚLTIMO APITO_A história da estrada de ferro no Ceará.

Documentário ferroviário fica pronto no Ceará.

Depois de seis anos de trabalho, o documentário “O Último Apito – a história da estrada de ferro no Ceará” está finalizado. Produzido pelo documentarista Aderbal Simões Nogueira, a produção conta a história das ferrovias cearenses, do apogeu à desarticulação do transporte ferroviário em favor das estradas de rodagem, que hoje concentram boa parte do transporte de carga e de passageiros.
Aderbal pretende lançá-lo em festivais de cinema e vídeo pelo Brasil. Para isso, busca patrocinadores e colaboradores. Fruto de um trabalho de seis anos do documentarista, todo o trabalho de produção e captação foi feito por conta própria.
As filmagens levaram a incursões por 40 municípios do interior cearense e a gravação de cerca de 100 depoimentos de ferroviários e pessoas que, um dia, souberam o que era viajar de trem. “O vídeo é um longa-metragem de aproximadamente 1h30min, que conta a história da antiga RVC-Rede Viação Cearense até os dias de hoje, com depoimentos emocionados de remanescentes desde a década de 20 até os anos 80, quando o trem de passageiros deixou de circular no Ceará”, afirma Nogueira. O vídeo conta também com fotos raras do início da ferrovia. Confira o resumo do vídeo em:



Por: Antonio Pastori - Presidente  da AFPF - Assoc. Fluminense de Preservação Ferroviária - afpf.rj@gmail.com


2 comentários:

  1. A história deve ser contada sempre.Deste modo, saberemos de fatos importantes que fizeram parte do dia a dia das pessoas. A nova geração anda muito carente de informações. Só se interessam por modernidades.

    ResponderExcluir
  2. Quero conhecer essa epopéia.Acredito que esse filme deve ser levado para Rondônia e para outros estados cujo trem de passageiros foi eliminado sem chance de legítima defesa da honra e da Vida.

    ResponderExcluir