Mostrando postagens com marcador locomotiva. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador locomotiva. Mostrar todas as postagens

domingo, 28 de maio de 2017

A “inglesinha” da RVPSC.


Bom dia!

Publiquei está foto em um grupo do Facebook chamado "ANTIGAMENTE EM CURITIBA", "Alguém do grupo já andou em um trem conduzido por uma locomotiva igual a está, elas faziam o trecho de Curitiba até Banhados nas décadas de 50, 60"!



E o legal dos comentários saudosistas é a lembrança quase unânime do tal bolinho na graxa, e a coisa mais incrível que quando viajei neste trecho entre os anos de 1999 e 2001 como auxiliar de maquinista, é que quando passava de trem em frente da estação de Banhados sempre sentia um cheiro de bolinho frito, principalmente a noite e em tardes frias com garoa e neblina.

Maquinista Clodoaldo

Segue alguns comentários da pagina  "ANTIGAMENTE EM CURITIBA":

Jair Urban Eu já e bastante quando criança. Enquanto faziam a troca de locomotiva em Banhado, era o tempo suficiente para saborear o bolinho de Banhado.

Amauri Follador Tive a satisfação de fazer o seguinte trajeto: até banhados com locomotiva elétrica e de banhados até Paranaguá com locomotiva a vapor.

Regina Da Silva Beato Sim e saborear os deliciosos bolinhos de graxa como dizia minha avó.

Marta Franco Eu já muitas vezes quando criança,meu pai já falecido era ferroviário e viajamos nas férias saudades.

Rose Santos Na melhor companhia do mundo minha avó , meus irmãos e meu primo.

Sônia Ernestina Costa Muitas viagens quando criança e tb na juventude ,trajeto até Alexandra . Adorava a parada da estação Banhados , para comer bolinhos da graxa . Ficou na lembrança, e muitas saudades .

Georgs Rozenfelds Muitas, indo para o Marumbi! Em Banhados, café preto com bolinho de graxa...

Miguel Suchewschy Miguel eu ja e aquele bolinho era uma delicia.

João Carlos Amodio Muitas vezes! Também andei até as novas Oficinas.ida e volta!

Leoni Tedesco E aquele bolinho era muito bom.


Locomotiva elétrica de 900 HP fornecida pela Metropolitan-Vickers para a Rede de Viação Paraná-Santa Catarina. Esta locomotiva, número 2000, chegou a ser emprestada por um ano para a E.F. Sorocabana, certamente devido à ociosidade da frota de máquinas elétricas da R.V.P.S.C.: afinal, apenas 36 dos 113 quilômetros entre Curitiba e Paranaguá tiveram eletrificação operando comercialmente. Esta foto, originalmente publicada em catálogos da Metropolitan Vickers. 
Fabricada na Inglaterra ainda no início dos anos 1950, a “Metrovick” teve vida curta nos trilhos paranaenses. Registros mostram que a locomotiva rodou entre 1953 e 1961 no estado. O trajeto percorrido pela “inglesinha” começava em Curitiba e seguia, no sentido Paranaguá, até a estação “Banhado” – anterior à “Véu de Noiva” –, na Serra do Mar.
Uma rede elétrica independente a movia nesta época, permitindo o transporte de cargas e passageiros pela ferrovia eletrificada. “Mas esse sistema foi desativado ainda na década de 1960 e a locomotiva deixou de ser usada.

Fontes: http://www.tsfr.org
http://www.gazetadopovo.com.br
http://www.gracesguide.co.uk
http://abpf-pr.blogspot.com.br/

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A origem do apito das locomotivas.

Viajando na estrada do interior,
O apito daquele trem me acordou...
Uma estrela lá no céu para mim brilhou,
Indicando o caminho para onde vou...

Fragmentos da música História Linda
de Flávio Venturini


domingo, 22 de dezembro de 2013

Oração do Ferroviário.

Postagem Especial de Natal e Final de Ano, do Blog do Maquinista!
"Eu escrevo somente para os que sabem pensar, porque estes saberão distinguir os meus trilhos dos seus." Maquinista Clodoaldo

Que as bênçãos desse Natal nos traga a força de um TREM para conduzir nossos sonhos e que o farol da LOCOMOTIVA 2014 ilumine todos os nossos #Trilhos.



Protegei, Senhor, os homens dos trilhos.
Ajudai para que com as mãos nuas construam raízes de ferro.
 Protegei Senhor, os homens que com o raiar do dia, sorriem para o horizonte, alinhando trilhos e trilhas.
Abençoai Senhor, os que com coragem e destreza cumprem sua missão.
Ajudai Senhor, a fazer em trilhos e apitos, esse nosso país GIGANTE.
Senhor, meu Deus, dai-lhes ânimo e juízo, para construir o futuro e segurança ao mesmo tempo.
Senhor, meu Deus, protegei e abençoai os filhos dos trilhos de ferro.
Que Deus guarde todos os ferroviários de todo o mundo, de todas as categorias, para seguir sempre em frente. Amém.


Compas quero pedir desculpas por não estar postando frequentemente como nos velhos tempos, como eu e alguns de vocês queríamos, prometo que em 2014 vou tentar me inspirar novamente no assunto Ferrovia!!!

Abraços e Feliz Natal e Prospero Ano Novo a todos Compas Ferroviários ou não!!!

Maquinista Clodoaldo