terça-feira, 2 de agosto de 2011

Estação de Jataizinho - Paraná.

Expedições ferroviárias de Carlos Latuff.
Esta é de 25 de outubro de 2008
Obs: O ramal está ativo ainda, passa 3 trens por dia de cada lado.


Estação de um Grande Monopólio em Jataizinho - Pr.


Ao me aproximar desta estação, localizada no município de Jataizinho, cidade próxima à Londrina-Paraná, me deparei com uma situação inédita em todos meus anos de expedições ferroviárias.


Havia alí uma cadela, de nome "Dolly", mantida numa corrente que deslizava por um arame preso ao piso da plataforma, que permitia ao animal caminhar de um extremo a outro da estação. Dolly era mantida alí afim de impedir que materiais e equipamentos de manutenção da via permamente fossem roubados. Ferroviários com quem conversei me alertaram para não confiar na aparente docilidade do bicho.


Uma forma do Grande Monopólio das ferrovias no Paraná, concessionária de transporte ferroviário que opera aquele trecho, de economizar alguns tostões com agentes de segurança. Afinal de contas, o que seria melhor para uma empresa privada do que um funcionário que não reclama das condições de trabalhonão reivindica direitos trabalhistas e ainda recebe ração como salário?

Por: CARLOS LATUFF


Um comentário:

  1. Eu gostei que a Dolly esta cuidando da estacao de Jataizinho. ela e uma cachorra bem eficiente e que cuida de tudo. Tomara que ela morda os bebados que passam por ai. Eu dou os meus Parabens para a Dolly e que tudo de certo para ela. Isso sao os meus votos. Por em quanto e so. Lembrancas e Abracos do Roberto Popper.

    ResponderExcluir