terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Não está morto quem peleia!


"Não precisamos de homens que não sabem o que está acontecendo ou que vivem somente como meros espectadores, precisamos sim de homens que façam a diferença ou as coisas acontecerem".


Mesmo tendo sido uma decisão de quatro ex-governadores (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), durante uma reunião do Codesul, em novembro de 2009, a criação da Ferrovia da Integração do Sul (Ferrosul S.A.), foi definitivamente sepultada agora por alguns deputadinhos do Estado  do Paraná e o Governador Beto Richa.
A Assembleia manteve o veto à criação da ferrovia, aposto pelo ex-governador Orlando Pessuti (PMDB), por alegar ser inconstitucional. O objetivo da Ferrosul estatal era planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos envolvendo RS, SC, PR e MS.


Viaduto da Ferroeste no Paraná entre Laranjeiras do Sul e Nova Laranjeiras Foto: Clodoaldo
O QUE É A FERROSUL? 


Os Estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, reunidos através do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, decidiram criar a Ferrovia da Integração do Sul S/A – FERROSUL, uma empresa pública com o objetivo de planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos na região do CODESUL, interligando-as com a malha nacional, a partir da Ferrovia Norte Sul, em Panorama (SP) e na região de Dourados (MS) e Maracaju (MS).


A partir das resoluções 1.042/2009 e 1.062/2010 do CODESUL e conforme previsto nos compromissos firmados através delas pelos quatro Estados, leis estaduais foram e estão sendo propostas pelos Executivos às Assembleias nos Estados com a finalidade de criar as condições jurídicas e institucionais para o início de funcionamento da FERROSUL.

A criação da FERROSUL foi solicitada aos governadores pelo Parlamento do Sul – PARLASUL e pelos presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados da Região do CODESUL, através da Carta em Defesa da FERROSUL: Uma Ferrovia para Integrar o Sul do Brasil, firmada em Florianópolis (SC), em 5 de novembro de 2009.


Um comentário:

  1. Algum grupo pôs grana nesse processo, prá impedir o desenvolvimento em favor de alguém? Não acho uma esplicação,
    Alceu Paranaguá

    ResponderExcluir