quarta-feira, 8 de junho de 2011

O FUTEBOL E A FERROVIA.

O Futebol e a Ferrovia

Olá a todos.

Hoje apresento a vocês uma das relações que foram fundamentais para a origem do 
Operário Ferroviário Esporte Clube, a relação entre o esporte (e consequentemente o futebol) com a gigantesca classe ferroviária que foi importantíssima categoria trabalhista na primeira metade do século XX.

Para isso, transcrevo um trecho que aborda este tema, publicando fragmento do livroTrens de Arnoldo Monteiro Bach, lançado no ano de 2008.

Equipes Ferroviárias


No pais do futebol, a vida das associações, clubes e entidades que nascem dentro das grandes empresas, na maioria das vezes, estão associadas ao esporte, agente de integração social. Em alguns casos, a prática esportiva não passa de um encontro de confraternização nos finais de semana. Em outros, torna-se compromisso.
Nas estradas de ferro do Brasil, o futebol e o trem sempre andaram juntos. Impulsionados pela paixão de diretores e funcionários por esse esporte, principalmente nas capitais e grandes entroncamentos ferroviários, surgiram clubes de futebol com estrutura igual ou superior a muitas equipes profissionais. Inclusive, alguns desses clubes chegaram a se profissionalizar.

Fortalecidos pelo espírito da família ferroviária, esses clubes, quase sempre denominados ferroviários, construíram enormes estádios, conquistaram títulos expressivos e contavam em suas equipes com jogadores famosos. Foram dezenas de Clubes Ferroviários Esporte Clube ou Futebol Clube criados ao longo da existência das estradas de ferro. O dinheiro vinha das contribuições financeiras da Rede e das mensalidades dos funcionários, organizados em associações e que eram descontadas em folha de pagamento. A Rede entrava também com o terreno onde eram contruídas as sedes, muitas vezes com piscinas, sauna, quadras esportivas e até estádios.

Operário Ferroviário Esporte Clube

Operário Ferroviário de 1961 Campeão Paranaense da Zona Sul: Em pé: Darci (massagista), Roberto, Ribamar, Arlindo, Daniel, Laércio, Hélio Silvestre e Edmundo. Agachados: Jairo, Fiuza, Sívio Cosmoski, Leocádio e Otavinho. Técnico: Hortêncio de Souza
Imagem pertencente a Ângelo Luiz De Col Defino.

Operário Ferroviário Esporte Clube teria surgido, segundo relatos de ex-dirigentes e jornais da época, de um grupo de rapazes que, nos finais de semana, jogava com o time do Riachuelo e do Tiro de Guerra ponta-grossense, no campo do alto do cemitério. A data de fundação não seria 1º de maio, mas sim 7 de abril de 1913, como consta na primeira página do Diário dos Campos daquele dia: "Temos a honra de levar ao vosso conhecimento que hoje em Vila Oficinas há um grupo de pessoas propensas a fundação de um clube que vai ser denominado de Football Club Operário Pontagrossense".
Fundaram o clube Raul Lara, Oscar Marques, Henrique Piva, Adolfo Piva, João Simonetti, João Holzmann Júnior, Alexandre Bach e João Fernandes de Castro. O primeiro time formou-se com Piva, Bach, Azevedo, Souza, Simonetti, Piva II, Meister, Holzmann, Paulista, Wagner e Holger.

O apelido de Fantasma veio através da imprensa da Capital, que sempre mencionava que"lá vem o Operário assombrar nossos times". Empurrado por sua fiel torcida, o alvinegro fez grandes campanhas em certames estaduais, com destaques para os títulos de 1961 (campeão paranaense da zona sul) e 1969 (campeão da segunda divisão). Nos anos de 79, 89, 90, 91 e 92, o clube disputou o campeonato brasileiro².

Clubes Ferroviários do Paraná:


Ferroviário Atlético Clube - Morretes -fundado em 1954
Clube Atlético Ferroviário - Curitiba - fundado em 12/janeiro/1930
Associação Recreativa Ferroviária - Curitiba - fundado em 1961
Operário Ferroviário Esporte Clube - Ponta Grossa - fundado em 15/maio/1933
Esporte Clube Recreativo Ferroviário - Jaguariaiva - fundado em 01/março/1939
Ferroviário Esporte Clube - Weceslau Braz - fundado em 15/julho/1934


Alguns importantes Clubes Ferroviários pelo Brasil:


Sport Club Rio Grande - Rio Grande (RS) - fundado em 19/julho/1900
Sport Club São Paulo - Rio Grande (RS) - fundado em 04/outubro/1908
Paulista Foot Ball Club - Jundiaí (SP) - fundado em 17/maio/1909
Esporte Clube Noroeste - Bauru (SP) - fundado em 01/setembro/1910
Associação Ferroviária de Esportes - Araraquara (SP) - fundado em 12/abril/1950
Botafogo Futebol Clube - Ribeirão Preto (SP) - fundado em 1918
Associação Desportiva Ferroviária - Vitória (ES) - fundado em 17/junho/1963
Associação Sportiva Arapiraquense - Arapiraca (AL) - fundado em 02/maio/1937
Ferroviário Atlético Clube - Fortaleza (CE) - fundado em 09/maio/1933


PS1: Data onde foi oficializada a criação do Operário como clube, entretanto o mesmo já existia e realizava seus respectivos jogos desde 1912 em uma forma não oficial.

PS2: A publicação do livro Trens data do ano de 2008, portanto, não cita a participação do Operário Ferroviário no Campeonato Brasileiro da Série D no ano de 2010, como também a que irá acontecer neste ano de 2011.

PS3: O autor cita a data em que foi acrescentado termo Ferroviário ao nome do Operário, sendo que esta foi apenas uma mudança acrescentada ao nome, e não a criação de um novo clube. Com isso, podemos afirmar, que o Operário Ferroviário Esporte Clube, desde sua fundação em 1912, é o primeiro clube ferroviário do estado do Paraná.

Imagens: 
Símbolo da antiga Viação Paraná-Santa Catarina

Por: Marcus Vicicius

Nenhum comentário:

Postar um comentário