domingo, 5 de junho de 2011

CHAPECÓ ORGANIZA MEGA SEMINÁRIO PARA DEBATER A FERROVIA FERROSUL.

CHAPECÓ ORGANIZA MEGA SEMINÁRIO PARA DEBATER A FERROVIA FERROSUL.


Com a presença dos governadores dos três Estados do Sul, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) prepara para o dia 8 de julho, das 14 às 19 horas, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, o 1° Seminário de Chapecó sobre a Ferrosul para debater o transporte ferroviário, a integração e o desenvolvimento regional. Participam do evento empresários e líderes do Oeste de Santa Catarina, noroeste do Rio Grande Sul e Sudoeste do Paraná.

O coordenador da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado Pedro Uczai (PT), o senador Luiz Henrique e o secretário Cláudio Vignatti serão debatedores do  1° Seminário de Chapecó sobre a Ferrosul, que acontece dia 8 de julho, das 14 às 19 horas, no Centro de Cultura e Eventos "Plínio Arlindo de Nes". Promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) o encontro pretende debater o transporte ferroviário, a integração e o desenvolvimento regional.Os organizadores contam com a presença dos governadores integrantes do Codesul.

 A programação iniciará às 14 horas com abertura oficial e presença de autoridades locais e regionais. Às 14h15, haverá a conferência inaugural com o tema “As vulnerabilidades estruturais do Brasil e o Plano Nacional”, com professor Carlos Lessa, doutor em economia,  ex-reitor da UFRJ, ex-presidente do BNDES.

Às 15 horas, ocorrerá a palestra “Soberania e transporte ferroviário no Brasil”, com a professora universitária, economista, ex-diretora de estudos e projetos do Ministério dos Transportes, doutoranda em políticas públicas e formação humana, Ceci Juruá. Às 15h30, haverá o painel “A experiência do modelo de concessão ferroviária no Sul do Brasil”, com o procurador da República Harold Hoppe, de Santa Maria (RS) e Paulo Sidnei Ferraz, engenheiro civil, especialista em ferrovias, ex-chefe do escritório da RFFSA no Paraná e Santa Catarina.

Às 16 horas, está previsto o painel “O papel das ferrovias na cadeia produtiva do Oeste Catarinense”, tendo como participantes o presidente da Cooperativa Central do Oeste Catarinense, Mário Lanznaster, o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, Dirceu Dresch e  e secretário da Agricultura, João Rodrigues.


Às 17 horas, será abordado o tema “Ferrosul: logística para a integração e o desenvolvimento”, com a participação do ex-diretor presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, Pedro Uczai, do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merisio e do deputado estadual e secretário da infraestrutura de Santa Catarina, Valdir Vital Cobalchini.

Às 18 horas, haverá o painel “A Ferrosul e o Pacto Federativo”, com a presença do governador de SC, Raimundo Colombo, do senador Roberto Requião,  do senador Luiz Henrique, do secretário executivo da secretaria de articulação institucional da Presidência da República, Cláudio Vignati,  e do sub-procurador geral da República, Antonio Fonseca.


 O encerramento está prevista para as 19 horas. Nosso objetivo é gerar informações estratégicas sobre os projetos ferroviários do Codesul e do Governo Federal que impactarão o território, a economia e a sociedade catarinense, de modo a situá-los no Plano Nacional e identificar os conceitos e procedimentos que produzam a união política necessária à concretização mais justa, eficiente e rápida dos mesmos”, explica o coordenador técnico, Samuel Gomes.

O Seminário conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó, da Prefeitura Municipal de Chapecó, da Unochapecó, da UFFS e da Udesc, com coordenação geral do diretor da ACIC, Vincenzo Mastrogiacomo e coordenação técnica de Samuel Gomes, mestre em direito, doutorando em direitos humanos e desenvolvimento, especialista em logística e transportes, ex-presidente da Ferroeste.









Nenhum comentário:

Postar um comentário