sexta-feira, 16 de março de 2012

História dos Ferroviários e a Justiça do Trabalho no Paraná.



Autos trabalhistas, objetos e fotos relembram a história da categoria.


A Justiça do Trabalho comunica: processos trabalhistas do século passado serão reabertos! Pelo menos para quem visitar a exposição Os Ferroviários e a Justiça do Trabalho no Paraná, que será aberta ao público no próximo dia 15 de março, no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná - TRT-PR. Entre os processos abertos está o caso de um empregado no Departamento de Locomoção da Rede de Viação Paraná - Santa Catarina (que foi incorporada à RFFSA) que, tentando manter dois empregos, entra com ação em 1962 na JCJ de Ponta Grossa, contestando a exigência de 8 horas diárias de trabalho por seu outro empregador, o Cine Império, onde trabalhava como porteiro de cinema desde 1950, sem tirar férias durante 12 anos.
A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná – Iphan-PR emprestou várias peças para a exposição, como 49 fotografias da Extinta Rede Ferroviária Federal, incluindo cinco imagens de autoria de Marc Ferrez, fotógrafo de D. Pedro II. As fotos fazem parte do acervo incorporado ao setor de documentação do Iphan-PR que estão passando por processo de restauração, digitalização e catalogação.
Muitas histórias serão contadas e relembradas durante a mostra. Estarão expostos processos trabalhistas ajuizados a partir da década de 1940, fotografias, quadros, vestuário, mobiliário e instrumentos de trabalho de valor histórico. Entre sinos, apitos, teodolitos, lanternas, sinalizadores, relógios ponto e telégrafos, o público poderá conhecer um pouco da história destes trabalhadores.
O primeiro regulamento dos maquinistas e foguistas das marias-fumaça data de 1893 e exigia a alfabetização para admissão no quadro. E estabelecia, ainda, regras para a condução dos trens nas velocidades impostas pelo horário. Também previa prisão por inobservância dos cuidados com as peças das máquinas, de sinais na estrada ou abandono do trem. Imersos numa época onde a legislação era insuficiente para regular as relações capital/trabalho, os ferroviários conquistaram muitos direitos como o da aposentadoria, em 1923.
A exposição vai até o dia 15 de junho e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, no Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná, na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528, Curitiba – PR.

Mais informações

Telefone: (41) 3310-7741
Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário